A Ciência da Informação e o design gráfico
a gestão da informação e da experiência do usuário no site da Editora UFS
Palavras-chave:
Ciência da Informação, Design Gráfico, Interdisciplinaridade, Experiência do usuárioResumo
Este trabalho apresenta estudos iniciais de uma pesquisa de mestrado profissional realizada na Livraria online da Editora da Universidade Federal de Sergipe, que pretende estabelecer a interdisciplinaridade entre os campos da Ciência da Informação e do Design Gráfico no tocante à gestão da informação e à experiência do usuário no site da Editora UFS. Para tanto, foi realizada pesquisa exploratória, a partir de estudos coletados em bases de dados da Ciência da Informação, além de autores da área de Design Gráfico, cujos dados foram sistematizados por meio da contextualização para contribuir na compreensão a respeito da relação dos usuários com o site da livraria da Editora UFS, assim como da observação da livraria online. Ao final, são trazidos como resultados dados levantados sobre a Editora UFS e sua livraria online, assim como um quadro que apresenta alguns dos principais aspectos identificados sobre o uso das informações no site da livraria, as quais deverão ser geridas a partir de aspectos das duas áreas estudadas, a fim de que possam melhorar a experiência do usuário, evidenciando-se, também, a relação interdisciplinar entre os campos do Design Gráfico e da Ciência da Informação.
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da Informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo; SILVA, Rovilson J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila de; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. A Ciência da Informação no Brasil: mapeamento da pesquisa e cenário institucional. Bibliotecas. Anales de Investigación (Cuba), n. 2, v. 15, p. 232-259, 2019. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/112206 Acesso em: 11 jun. 2022.
ARNOLD, Tatiane Cristine. Além da interação homem-computador: o design de interação, seus processos e metas, em busca da satisfação do usuário final. Design em Artigos, p. 1-17, 2010. Disponível em: http://www.designemartigos.com.br/alem-da-interacao-homem-computador/. Acesso em: 11 jun. 2022.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2016.
MEGGS, Philip B. História do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
NORMAS LEGAIS. Direito ao acesso à informação. [entre 2012 e 2022]. Disponível em: http://www.normaslegais.com.br/guia/clientes/direito-ao-acesso-a-informacao.htm. Acesso em: 2 set. 2022.
NOVAIS, Ana Elisa. Lidando com experiências genuinamente digitais: leitura, textualidade e design de interação na leitura da interface gráfica de usuário. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3., 2009, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2009.
PORTUGAL, Cristina. Design, Educação e Tecnologia. Rio Books: Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www.design-educacao-tecnologia.com/informacao/ introducao/informacao.html. Acesso em: 20 jul. 2022.
QUINTÃO, Fernanda S.; TRISKA, Ricardo. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 105-113, 2013.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, 1996.
SOUZA, Edivanio Duarte de; DIAS, Eduardo José Wense; NASSIF, Mônica Erichsen. A gestão da informação e do conhecimento na Ciência da Informação: perspectivas teóricas e práticas organizacionais. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 21, n. 1, p. 55-70, jan./abr. 2011
VALENTIM, Marta Ligia Pomim. Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2003.