A Ciência da Informação e o design gráfico

a gestão da informação e da experiência do usuário no site da Editora UFS

Autores

  • André Nunes de Azevedo Universidade Federal de Sergipe
  • Germana Gonçalves de Araújo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Design Gráfico, Interdisciplinaridade, Experiência do usuário

Resumo

Este trabalho apresenta estudos iniciais de uma pesquisa de mestrado profissional realizada na Livraria online da Editora da Universidade Federal de Sergipe, que pretende estabelecer a interdisciplinaridade entre os campos da Ciência da Informação e do Design Gráfico no tocante à gestão da informação e à experiência do usuário no site da Editora UFS. Para tanto, foi realizada pesquisa exploratória, a partir de estudos coletados em bases de dados da Ciência da Informação, além de autores da área de Design Gráfico, cujos dados foram sistematizados por meio da contextualização para contribuir na compreensão a respeito da relação dos usuários com o site da livraria da Editora UFS, assim como da observação da livraria online. Ao final, são trazidos como resultados dados levantados sobre a Editora UFS e sua livraria online, assim como um quadro que apresenta alguns dos principais aspectos identificados sobre o uso das informações no site da livraria, as quais deverão ser geridas a partir de aspectos das duas áreas estudadas, a fim de que possam melhorar a experiência do usuário, evidenciando-se, também, a relação interdisciplinar entre os campos do Design Gráfico e da Ciência da Informação.

Biografia do Autor

André Nunes de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

André Nunes de Azevedo é formado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e desde 2019 atua na área de Design UX/UI como Product Designer, possuindo ampla experiência com a criação e co-criação de projetos digitais de aplicativos mobile e sites web focados nas perspectivas dos usuários, atuando majoritariamente de forma outsourcing nas empresas que trabalhou e de seus clientes. Além disso, possui afinidades com temáticas como a acessibilidade na construção de interfaces virtuais inclusivas, e também com o universo de empreendedorismo e startups, e metodologias ágeis. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS), onde está desenvolvendo um projeto de mestrado focado na editora da Universidade, a Editora UFS.

Germana Gonçalves de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Germana Gonçalves de Araújo é professora efetiva do curso de Design Gráfico no Departamento de Artes Visuais e Design – DAVD da Universidade Federal de Sergipe – UFS, desde 2010. Doutora pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – Pós-Cultura da Universidade Federal da Bahia – UFBA (2013), mestra pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2008), bacharela em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2000). Em 2011, com o foco na profissionalização da publicação científica da comunidade acadêmica, torna-se coordenadora gráfica da Editora UFS. É autora das obras “Bonita Maria do Capitão”, 2011 (1º Lugar no Prêmio Aloísio Magalhães da Fundação Biblioteca Nacional, em 2011); “Cândido de Faria: um ilustrador sergipano das artes aplicadas”, 2018 (2º Lugar no 33º Prêmio Museu da Casa Brasileira, na categoria Trabalhos Publicados, em 2019); “Cuscuz: um livro de memórias afetivas”, 2020; “Lampião em Cena: criatividade na cultura visual do Cangaço”, 2020; “Livro corpo aberto”, 2020 (livro de artista); e “Design do Livro Infantil Ilustrado: ensaios de representatividade”, 2021 (livro digital); “Design do livro experimental: ensaios provocativos”, 2022 (livro digital); e "Memória Gráfica de Sergipe”, 2022 (no prelo). Atualmente, concomitante à atividade de docência na graduação em Design e na pós-graduação (nos programas de Culturas Populares e Ciência da Informação), está envolvida com projeto de pesquisa acerca do Design do Livro (impresso e digital) e da memória gráfica local (Brasil-Nordeste-Sergipe).

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da Informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo; SILVA, Rovilson J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila de; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. A Ciência da Informação no Brasil: mapeamento da pesquisa e cenário institucional. Bibliotecas. Anales de Investigación (Cuba), n. 2, v. 15, p. 232-259, 2019. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/112206 Acesso em: 11 jun. 2022.

ARNOLD, Tatiane Cristine. Além da interação homem-computador: o design de interação, seus processos e metas, em busca da satisfação do usuário final. Design em Artigos, p. 1-17, 2010. Disponível em: http://www.designemartigos.com.br/alem-da-interacao-homem-computador/. Acesso em: 11 jun. 2022.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2016.

MEGGS, Philip B. História do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

NORMAS LEGAIS. Direito ao acesso à informação. [entre 2012 e 2022]. Disponível em: http://www.normaslegais.com.br/guia/clientes/direito-ao-acesso-a-informacao.htm. Acesso em: 2 set. 2022.

NOVAIS, Ana Elisa. Lidando com experiências genuinamente digitais: leitura, textualidade e design de interação na leitura da interface gráfica de usuário. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3., 2009, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2009.

PORTUGAL, Cristina. Design, Educação e Tecnologia. Rio Books: Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www.design-educacao-tecnologia.com/informacao/ introducao/informacao.html. Acesso em: 20 jul. 2022.

QUINTÃO, Fernanda S.; TRISKA, Ricardo. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 105-113, 2013.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, 1996.

SOUZA, Edivanio Duarte de; DIAS, Eduardo José Wense; NASSIF, Mônica Erichsen. A gestão da informação e do conhecimento na Ciência da Informação: perspectivas teóricas e práticas organizacionais. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 21, n. 1, p. 55-70, jan./abr. 2011

VALENTIM, Marta Ligia Pomim. Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2003.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões