Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Biblioteconomia a distância

relato de elaboração de uma lista de cabeçalhos de assunto

Autores

  • Raquel Juliana Prado Leite de Sousa Centro Universitário Claretiano
  • Vanessa de Oliveira Andrade

Palavras-chave:

Cabeçalhos de assunto, Ensino de Biblioteconomia, Educacão a distância, Organização da informaçã

Resumo

Apresenta um relato de experiência da elaboração do planejamento pedagógico de uma atividade colaborativa realizada no início do primeiro semestre letivo de 2022 na disciplina Linguagens Documentárias da graduação a distância em Biblioteconomia em uma instituição particular, envolvendo cerca de 170 alunos matriculados em seis turmas (cinco regulares e uma de dependência). A atividade, que utiliza estratégias ativas, está alinhada pedagogicamente aos conceitos de avaliação formativa da aprendizagem, à taxonomia revisada dos objetivos educacionais e aos conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Demosntra as etapas de uma elaboração cooperativa/colaborativa de uma Lista de Cabeçalho de Assunto como forma de prover momentos mais significativos e igualitários de aprendizagem.

Referências

BARCELLOS, Barbara França; CARVALHO, Telma de. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação de bibliotecários: uma necessidade emergente. Convergência em Ciência da Informação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 123-130, 2018. Disponível em: DOI: 10.33467/conci.v1i2.10233. Acesso em: 21 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: MEC, agosto de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 16 jul. 2022.

CESARINO, Maria Augusta da Nóbrega; PINTO, Maria Cristina Mello Ferreira. Cabeçalho de assunto como linguagem de indexação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.7, n. 2, p. 268-288, 1978. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/71210. Acesso em: 12 dez. 2018.

EDUCATION FOR LIFE AND WORK: developing transferable knowledge and skills in the 21st Century. National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. James W. Pellegrino and Margaret L. Hilton, Editors. Washington, DC: The National Academies Press, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.17226/13398. https://nap.nationalacademies.org/read/13398/chapter/1. Acesso em: 20 jul. 2022.

FERRAZ, Wanda. Relação de assuntos para cabeçalhos de fichas. 5. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1977.

FIUZA, Marysia Malheiros. O ensino da “Catalogação de assunto”. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 257-269, 1985. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reb/article/view/36526. Acesso em: 19 jul. 2022.

GIL URDICIAIN, Blanca. Manual de linguajes documentales. 2. ed. rev. ampl. Gijón (Asturias): Ediciones Trea, 2004.

INSERÇÃO POSTERIOR DA REFERÊNCIA.

KARPINSKI, Josiani Aparecida et al. Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD: a percepção dos acadêmicos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, n. 2, p. 440-457, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200010. Acesso em: 17 jul. 2022.

KOBASHI, Nair Yumiko. Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação de informação. DataGramaZero, João Pessoa, v. 8, n. 6, dez. 2007. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000007756/afaee985f0729edf7ceb3925f54e80a4 Acesso em: 12 dez. 2018.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos et al. Estratégias avaliativas no ensino de organização da informação no curso de Biblioteconomia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 01-22, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1697. Acesso em: 20 jal. 2022.

MAPFRE América. Glossário de Termos de Assunto do Handbook of Latin American Studies. [S. l.: s. n.], c1995. Disponível em: http://lcweb2.loc.gov/hlas/portugues/assuntos.html. Acesso em: 19 jul. 2022.

MARTINHO, Noemi Oliveira; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. La catalogación de materias: apuntes históricos sobre su normalización. Scire: representación y organización del conocimiento, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 61–70, 2010. Disponível em: https://www.ibersid.eu/ojs/index.php/scire/article/view/4012. Acesso em: 20 jul. 2022. DOI: 10.54886/scire.v16i2.4012.

SOUZA, Leandro do Nascimento de; TANUS, Gabrielle Francinne de S. C. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da biblioteconomia: uma revisão sistemática da literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., Rio de Janeiro, 25 a 29 de outubro de 2021. Anais [...]. Rio de Janeiro: Ibict, 2021. Disponível em: https://ancib.org/enancib/index.php/enancib/xxienancib/paper/viewFile/305/380. Acesso em: 19 jul. 2022.

TÔRRES, Lecy Maria Caldas. Sistematização da Sintaxe de Cabeçalho de Assunto. [S. l.; s. n., s. d.]. Disponível em: http://eooci.uff.br/sistematizacao-da-sintaxe-de-cabecalho-de-assunto/. Acesso em: 19. jul.2022.

WESTPHAL, Julhane; MIRITZ, Luciane Dittgen. Objetivos educacionais de aprendizagem e processos cognitivos de alto nível no ensino remoto: uma análise a partir da taxonomia digital de Bloom. In: JORGE, Welington Junior (Org.). Tecnologias e mídias digitais na educação: conceitos práticos e teóricos. Maringá, PR: Uniedusul, 2021. p. 63-77. cap. 6. Disponível em: https://www.uniedusul.com.br/wp-content/uploads/2021/12/E-BOOK-TECNOLOGIAS-E-MIDIAS-DIGITAIS-NA-EDUCACAO-CONCEITOS-PRATICOS-E-TEORICOS.pdf#page=63. Acesso em: 19 jul. 2022.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução E. Rosa. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 1998.

ZENG, Marcia Lei. Knowledge Organization Systems (KOS). Knowledge Organization, v. 35, n. 2-3, p. 160-182, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/297530633_Knowledge_Organization_Systems_KOS/download. Acesso em: 21 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional