Os registros documentais na construção da memória e da identidade do terreiro Nação Xambá

Autores

  • Thiago Silva Uniersidade Federal da Paraíba
  • Carlos Xavier Azevedo Netto Universidade federal da Paraíba

Palavras-chave:

Memória, identidade, Documento, Patrimônio

Resumo

Os documentos são registros de memórias que permitem o legado de histórias e culturas. Sua importância os colocam na categoria de patrimônio cultural permitindo, desta forma, chegar ao conhecimento da sociedade. O presente trabalho objetiva trazer reflexões acerca dos registros documentais da Comunidade Quilombola do Terreiro Nação Xambá pela sua relevância para a história e construção da memória social de seu povo. Estes documentos são compostos por registros de festividades religiosas, comemorações, flagrantes da vida familiar e fotos oferecidas por afilhados e filhos de santo, datadas dos anos 1930 aos anos 1990, documentos pessoais e do Terreiro como atas, registros de filiados, de yaôs, de obrigações religiosas, de nomes de Orixás, além de artigos de jornais, revistas e impressos diversos, arquivados pela Comunidade. O procedimento metodológico adotade é de caráter exploratório, com revisão bibliográfica e análise de fontes documentais. Tem como sujeitos da pesquisa a Comunidade Quilombola do Terreiro Nação Xambá, localizada na cidade de Olinda, Pernambuco, Brasil. Os resultados obtidos, dão conta de que a Comunidade reconhece seus documentos como patrimônio cultural de relevância para a sociedade. Conclui-se que esses registros fazem parte da construção da história da Comunidade, que se torna a memória desse povo e sua preservação garante que a sociedade possa ter acesso a essas informações para fins pessoais e coletivos.

Referências

ALMEIDA, Carla Maria et al. Arquivo pessoal José Simeão Leal: um espaço de memória da cultura popular da Paraíba. In: OLIVEIRA, Bernardina M. J. Oliveira de et al. (org.). Patrimônio, informação e memória: tríade para construção e fortalecimento identitário. João Pessoa: Editora UFPB, 2019. p. 45-66.

ARAÚJO, C. A. A. O que é ciência da informação? Belo Horizonte: KMA, 2018.

AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. Preservação do patrimônio arqueológico: reflexões através do registro e transferência da informação. Ci. Inf.. Brasília, v. 37, n. 3, p. 7-17, set./dez. 2008.

CATOIRA, Thaís; AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. A fruição por trás dos traços: a representação da informação e as memórias dos sítios arqueológicos do município de Camalaú na Paraíba. In. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, XVII, 2016, Bahia. Anais [...]. Bahia: UFBA, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LEGOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora UNICAMP, 2003.

MANINI, M. P. A fotografia como registro e como documento de arquivo. In: MANINI, M. P.; MARQUES, O. G.; MUNIZ, N. C. (orgs). Imagem, memória e informação. Brasília: Ícone Editora e Gráfica, 2010, p. 11 – 31.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MONTEIRO, Silvana; CARELLI, Ana Esmeralda. Ciberespaço, memória e esquecimento. in: VIII ENANCIB – encontro nacional de pesquisa em ciência da informação, 8, anais... Salvador: ancib, 2007. disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT1--104.pdf. acesso em: 02 Maio 2022.

OLIVEIRA, Eliane Braga; RODRIGUES, Georgete Medleg. As concepções de memória na ciência da informação no Brasil: estudo preliminar sobre a ocorrência do tema na produção científica. Ponto de acesso, Salvador, v. 3, n. 3, p. 216-239, dez. 2009.

OTLET, Paul. Documentos e documentação: introdução aos trabalhos do Congresso Mundial da Documentação Universal, realizado em Paris, em 1937. 1937. Disponível em: http://www.conexaorio.com/biti/otlet/. Acesso em: 02 Maio. 2022.

PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. O patrimônio cultural e a materialização das memórias individuais e coletivas. Patrimônio e Memória, Assis, v. 3, n. 1, p. 87-100, maio. 2007.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SILVA, Armando Malheiro da. A informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico. Porto: Edições Afrontamento, 2006. 176 p.

TERREIRO XAMBÁ. Xambá. Página inicial. Disponível em: http://www.xamba.com.br/index.html Acesso em: 05 Maio 2022.

YAMASHITA, Marina Mayumi; PALETTA, Fátima Aparecida Colombo. Preservação do patrimônio documental e bibliográfico com ênfase na higienização de livros e documentos textuais. Arquivística.net, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 172-184, ago./dez. 2006.

Downloads

Publicado

10-10-2022