Competências informacionais e midiáticas do deficiente visual

o profissional da informação como mediador

Autores

  • Brenda de Souza Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Igor Peixoto Torres girão

Palavras-chave:

Competência Informacional e Midiática, Acessibilidade, Usabilidade, Pessoa com Deficiência Visual

Resumo

Aborda a premência de se pensar em como as competências informacionais e midiáticas podem promover a autonomia e o desenvolvimento da liberdade intelectual das pessoas com deficiência visual quanto ao processo de construção do conhecimento de forma autônoma e livre, visando sua emancipação intelectual. Compreende também uma reflexão sobre o papel mediador do profissional da informação e como a Acessibilidade, bem como a Usabilidade podem influenciar de maneira positiva no desenvolvimento de competências técnicas e sociais. Como metodologia foi feita uma pesquisa bibliográfica reunindo documentos referentes ao tema em lide, o estudo também teve caráter reflexivo e teórico conceitual, estudando a interação entre estas definições e observando os ganhos de forma qualitativa. Nossas reflexões conclusivas e resultado apontam para a necessidade fundamental de incluir por meio da apreensão da informação as pessoas com deficiência visual nas rotinas informacionais da sociedade da informação e portanto, a Acessibilidade, Usabilidade, bem como o papel de mediador entre a informação e estes usuários será mais significativo desde que o profissional da informação tenha competência em usar técnicas inclusivas no desempenho de suas funções de disseminação, guarda e organização da informação.

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Publicado

10-10-2022