Por uma biblioteca que acolha as diferenças

centelhas, inspirações e práxis a partir da escola FEBAB

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade informacional, Acessibilidade atitudinal, Biblioteca inclusiva, Formação profissional

Resumo

A referida pesquisa aborda as práticas profissionais, através de um relato de experiência, de ações com foco na acessibilidade, desenvolvidas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará - BECE a partir de um curso realizado pelas autoras na escola FEBAB. Discorre sobre a importância da qualificação profissional do bibliotecário, buscando aprimorar suas competências informacionais para a construção de uma unidade de informação inclusiva. Nesse sentido, o trabalho metodologicamente, pauta-se, no método descritivo e levantamento bibliográfico. Teve como resultado a descrição das ações e atividades desenvolvidas na BECE, mostrando as diversas possibilidades de representar a informação, de mediar, de oferecer serviços e produtos informacionais acessíveis. 

Biografia do Autor

Isabela Correia de Araújo, Biblioteca Pública Estadual do Ceará - BECE

Possui especialização em Metodologia do Trabalho Científico pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009); graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006); cursando Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú - UVA. É Bibliotecária na Biblioteca Pública do Estado do Ceará - BECE. Membro da Associação de Bibliotecários do Ceará - ABC; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino; Registro Profissional de Técnico de Arquivo Expedido pelo Ministério do Trabalho; trabalha com audiodescrição.

Clemilda dos Santos Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Especialista em Pesquisa Científica. Especialista em Tradução Audiovisual Acessível/audiodescrição. Bacharel em Biblioteconomia. Atualmente, coordena a Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência do Sistema de Bibliotecas da UFC, na Biblioteca de Ciências Humanas. É integrante da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e membro do Grupo de Trabalho em Acessibilidade (FEBAB). É integrante da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA).

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy. Final report. Chicago, 1989.

BRASIL. Lei n°13.146, de 6 de julho de 2015.Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/ L13146.htm. Acesso em: 02 maio de 2022.

DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez. 2011.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS – IFLA/UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf . Acesso em: 20 jul. 2022.

LLOYD, Annemaree. Information literacy: different contexts, different concepts, different truths? Journal of Librarianship and Information Science, 37, 2, p. 82- 88, june 2005.

PAULA, S.N.; CARVALHO, J. F. Acessibilidade à informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 38, n. 3, p.64-79, set./dez. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ci/a/7Mmj3wsxXgQz6z4DfBSxWDB/?lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2022.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília (DF): Briquet de Lemos, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA. SEÇÃO DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Arte cearense: catálogo de artistas com deficiência. Fortaleza: UFC:BU:SAPD, 2021. 35 p. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65941. Acesso em: 20 jul. 2022.

VENTURA, João J. B. Bibliotecas e esfera pública. Oeiras: Celta Editora, 2002.

VERGUEIRO, W. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010. 120 p.

Downloads

Publicado

10-10-2022