Advocacy e o Projeto BiblioinformES
promovendo a Ciência da Informação no contexto do Espírito Santo
Palavras-chave:
Advocacy, Mídias sociais na informação, Atuação do bibliotecário, BiblioinformESResumo
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm possibilitado o grande volume de produção de informação e, com as mídias sociais, a disseminação tem sido mais rápida e disponível para pessoas pertencentes a qualquer área de atuação, favorecendo o advocacy da biblioteconomia. Dessa forma, o objetivo é relatar a experiência do Projeto BiblioinformES do Estado do Espírito Santo, que tem no canal do Youtube, no Instagram, no Facebook e no site os meios de comunicação para divulgar os trabalhos realizados pelos bibliotecários nas bibliotecas e nos espaços informacionais. O projeto objetiva, ainda, fornecer formação gratuita, com certificação, pelo canal do Youtube. Esperamos, assim, incentivar bibliotecários de outros estados a promover o advocacy da biblioteconomia e realizar, em todo o país, movimento sustentando que a informação precisa ser trabalhada por um profissional da biblioteconomia, levando um serviço de qualidade para a sociedade.
Referências
American Library Association. Office for Library Advocacy, “Manual das Pessoas que Advogam pela Biblioteca,” Repositório - FEBAB. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6168. Acesso em: Acesso em: 19 jul. 2022.
BRASIL. Conselho Federal de Biblioteconomia. Resolução n. 042, 11 de janeiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jan. 2002. Seção 1, p. 64. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/215. Acesso em: 21 jul. 2022.
FEBAB, “Bibliotecas por um Mundo Melhor - Agenda 2030,” Repositório - FEBAB. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4563. Acesso em: 20 de julho de 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LANKES, R. David. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo: Febab, 2016.
PEREIRA, Gleice. A colaboração no contexto da função educativa do bibliotecário. 2016. 150 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7FXB. Acesso em: 19 jul. 2022.