Advocacy e o Projeto BiblioinformES

promovendo a Ciência da Informação no contexto do Espírito Santo

Autores

  • Patrícia Nogueira Rodrigues sem vínculo
  • Carlos Eduardo Costa Prefeitura Municipal de Vila Velha
  • Eliana Terra Barbosa Prefeitura Municipal de Vila Velha
  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Juliana Maria Waichert Binda Prefeitura Municipal de Vila Velha

Palavras-chave:

Advocacy, Mídias sociais na informação, Atuação do bibliotecário, BiblioinformES

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm possibilitado o grande volume de produção de informação e, com as mídias sociais, a disseminação tem sido mais rápida e disponível para pessoas pertencentes a qualquer área de atuação, favorecendo o advocacy da biblioteconomia. Dessa forma, o objetivo é relatar a experiência do Projeto BiblioinformES do Estado do Espírito Santo, que tem no canal do Youtube, no Instagram, no Facebook e no site os meios de comunicação para divulgar os trabalhos realizados pelos bibliotecários nas bibliotecas e nos espaços informacionais. O projeto objetiva, ainda, fornecer formação gratuita, com certificação, pelo canal do Youtube. Esperamos, assim, incentivar bibliotecários de outros estados a promover o advocacy da biblioteconomia e realizar, em todo o país, movimento sustentando que a informação precisa ser trabalhada por um profissional da biblioteconomia, levando um serviço de qualidade para a sociedade.

Biografia do Autor

Patrícia Nogueira Rodrigues, sem vínculo

Mestranda em Ciências da Informação (UFES); 

Graduação em Biblioteconomia (UFES);

Especialização em Gestão de Biblioteca (Fabra);

Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFES);

Pedagogia (UNAR); 

 

Carlos Eduardo Costa, Prefeitura Municipal de Vila Velha

Mestre em Ciência da Informação (UEL);

Graduação em Biblioteconomia (UNESP);

Auxiliar em Informática (ETEC);

Auxiliar Administrativo (ETEC);

Atualmente exerce a função de bibliotecário escolar na Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES. 

Eliana Terra Barbosa, Prefeitura Municipal de Vila Velha

Mestra em Ciência da Informação (UFES); 

Graduação em Biblioteconomia (UFES); 

Especialista em Biblioteca Escolar (FESAV) e Gestão de Recursos Humanos (FABAVI);

 Atualmente é coordenadora da rede de biblioteca escolar da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha/ES. 

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências da Informação (UFMG);

Graduação em Biblioteconomia (UFES);

Mestrado em Tecnologia Educacional (Universidade de Salamanca);

 Atualmente é professora da (UFES);

 Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, bibliotecário escolar, educação e comunicação, formação profissional e ensino virtual.

Juliana Maria Waichert Binda, Prefeitura Municipal de Vila Velha

Graduação em Biblioteconomia (UFES);

Conselheira suplente no Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região;

Atualmente exerce a função de bibliotecária escolar na Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES.

Referências

American Library Association. Office for Library Advocacy, “Manual das Pessoas que Advogam pela Biblioteca,” Repositório - FEBAB. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6168. Acesso em: Acesso em: 19 jul. 2022.

BRASIL. Conselho Federal de Biblioteconomia. Resolução n. 042, 11 de janeiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jan. 2002. Seção 1, p. 64. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/215. Acesso em: 21 jul. 2022.

FEBAB, “Bibliotecas por um Mundo Melhor - Agenda 2030,” Repositório - FEBAB. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4563. Acesso em: 20 de julho de 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LANKES, R. David. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo: Febab, 2016.

PEREIRA, Gleice. A colaboração no contexto da função educativa do bibliotecário. 2016. 150 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7FXB. Acesso em: 19 jul. 2022.

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Publicado

10-10-2022