Estágio supervisionado na Biblioteca Pública Estadual do Ceará como suporte para a formação profissional
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Formação Profissional, Biblioteca Pública Estadual do CearáResumo
Aborda as experiências profissionais, a partir das atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado, componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ocorreu durante o semestre 2021.2 na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), caracteriza-se como um relato de experiência e objetiva discorrer sobre as contribuições que a BECE deu para a formação profissional da autora com interlocuções da bibliotecária orientadora. Nesse sentido, o trabalho metodologicamente, pauta-se, no método descritivo, abordagem qualitativa e levantamento bibliográfico. Teve como resultado a realização de atividades referente ao processamento técnico e fomento à leitura, assim, conclui-se que as práticas feitas ajudaram a consolidar o aprendizado teórico adquirido no decorrer da graduação em Biblioteconomia. Servindo para iniciar no mercado de trabalho, como uma profissional competente, adaptável, criativa e inovadora.
Referências
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Diário Oficial da União, Brasília, 26 set. 2008. Seção 1, p. 3.
BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. São Paulo: Cortez, 1995. 196 p.
DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez. 2011.
FÁVERO, Leonor Lopes. A Dissertação. São Paulo: USP/VITAE, 1992. 104 p.
FIORENTINI, D.; CASTRO, F. C. Tornando-se professores de matemática: O caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. In: FIORENTINI, D (org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP; Mercado das letras, p. 121-156, 2003.
MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A.M. A formação do professor que ensina matemática, perspectivas e pesquisas Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 213-231.
OLIVEIRA, C.A.H.S. O estágio supervisionado na formação profissional do Assistente Social: desvendando significados. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Editora Cortez, n. 80, nov. 2004.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez , 2012.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.