Acesso à informação de pessoas com deficiência auditiva no ambiente educacional

Autores

  • Tatiane Lemos Alves IF SERTÃO PE

Palavras-chave:

Acesso à informação, Pessoas com deficiência, Deficiência auditiva, Ambiente educacional

Resumo

Seguindo os princípios da  inclusão e equidade, este trabalho visa verificar os recursos disponibilizados aos deficientes auditivos para permitir seu o acesso à informação no ambiente educacional. Para tanto, traçou-se os seguintes objetivos específicos: a) Caracterizar os tipos de deficiência auditiva; b) Identificar na literatura os recursos disponíveis para comunicação das pessoas com deficiência auditiva; c) Relacionar os recursos e sua utilização para o acesso à informação, no âmbito educacional. Utilizou como base metodológica a pesquisa bibliográfica em diversas fontes de informação. Como resultado apresenta os recurso disponíveis no ambiente educacional para as pessoas com deficiência, a exemplo do uso das Libras, mediação dos Tradutores intérpretes de libras e o uso de legendas. E por fim, conclui que deve se manter o cuidado com a linguagem, a informação e seu acesso. Para que as pessoas com deficiência não sejam falsamente incluídas no ambiente educacional, a informação deve está acessível.

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Publicado

10-10-2022