Competência em informação no contexto pandêmico

um estudo sobre as iniciativas educativas no combate às notícias falsas

Autores

  • Carla Rech Ribeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • César Augusto Galvão Fernandes Conde Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0003-4639-0967

Palavras-chave:

Competência em informação, Saúde pública, Desinformação, Compartilhamento da informação, Mídias sociais

Resumo

O objetivo da pesquisa foi mapear iniciativas educativas por parte de veículos oficiais da área da Saúde criadas especificamente contra a disseminação de notícias falsas acerca da pandemia de Covid-19, na expectativa de contribuir com a reflexão sobre ações que possam promover a Competência em Informação. As fontes escolhidas foram as instituições científicas que atuam na linha de frente do combate à pandemia no Brasil. Para atingir esse objetivo, foi escolhida como abordagem metodológica a pesquisa exploratória e descritiva com levantamento documental e abordagem qualitativa. No resultado ficou evidenciada uma despadronização, pois cada órgão lida de maneira bastante distinta com as informações que produz.

Biografia do Autor

Carla Rech Ribeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Bibliotecária formada pela UFRGS (2010). Especialista em Gestão de Pessoas pela FASUL (2012) e Governança Corporativa e Sustentabilidade pelo IFPR, (2019). Atua como Bibliotecária na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

César Augusto Galvão Fernandes Conde, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Biblioteconomia (2012) e mestre em Ciência da Informação (2018) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Atua na Universidade Federal do Paraná (UFPR) como bibliotecário.

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UEL.

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 14 - I Fórum de Debate sobre Competência em Informação