Competência em informação no contexto pandêmico
um estudo sobre as iniciativas educativas no combate às notícias falsas
Palavras-chave:
Competência em informação, Saúde pública, Desinformação, Compartilhamento da informação, Mídias sociaisResumo
O objetivo da pesquisa foi mapear iniciativas educativas por parte de veículos oficiais da área da Saúde criadas especificamente contra a disseminação de notícias falsas acerca da pandemia de Covid-19, na expectativa de contribuir com a reflexão sobre ações que possam promover a Competência em Informação. As fontes escolhidas foram as instituições científicas que atuam na linha de frente do combate à pandemia no Brasil. Para atingir esse objetivo, foi escolhida como abordagem metodológica a pesquisa exploratória e descritiva com levantamento documental e abordagem qualitativa. No resultado ficou evidenciada uma despadronização, pois cada órgão lida de maneira bastante distinta com as informações que produz.
Referências
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ministério da Saúde. Covid-19: coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/coronavirus. Acesso em: 20 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Campanhas de saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude. Acesso em: 20 nov. 2021.
CILIP. Definición de alfabetización informacional de CILIP, 2018. Anales de Documentación, Murcia, v. 23, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/373811/277781. Acesso em: 06 jul. 2022.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Rio de Janeiro). Covid-19: novo coronavírus. novo coronavírus. 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/Covid19. Acesso em: 20 nov. 2021.
INSTITUTO BUTANTAN (São Paulo). Tira dúvida. 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-fato-fake. Acesso em: 05 jul. 2022.
INSTITUTO VITAL BRAZIL (Rio de Janeiro). O instituto. 2021. Disponível em: http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/instituto.html. Acesso em: 20 nov. 2021.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Materiais de comunicação sobre COVID-19. 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/materiais-comunicacao-sobre-covid-19. Acesso em: 18 nov. 2021.
PAOLUCCI, Rodolfo; PEREIRA NETO, André Faria; NADANOVSKY, Paulo.
Avaliação da acurácia da informação em sites de saúde: Métodos para
construção de indicadores baseados em evidência. Em Questão, Porto Alegre,
v. 27, n. 4, p 137-188, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/111321/64095. Acesso em: 03 jul. 2022.
SOUZA, Jaqueline Silva de; SANTOS, José Carlos Sales dos. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 03, Ed. Esp. MEDINFOR VINTE VINTE, p. 231-238, 2020. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/642/515. Acesso em: 12 out. 2021.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. O contexto amplo da competência em informação: o significado do termo “informação” na perspectiva da “competência em”. In: VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: Editora UFSC, 2020. Cap. 2. p. 56-56. Disponível em: encurtador.com.br/dfjw4. Acesso em: 08 jul. 2022.
ZATTAR, Marianna. Competência em Informação e desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 16, p. 1-13, 2020. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5391/5112. Acesso em: 19 nov. 2021.