A seleção e aquisição de obras literárias capixabas na perspectiva da gestão da Rede de biblioteca escolar de Vila Velha - ES
Palavras-chave:
Gestão de coleções., Seleção e aquisição de obras literárias, Rede de biblioteca escolar de Vila Velha/ES., Gestão em biblioteca escolar.Resumo
A pesquisa apresenta a contextualização dos documentos educacionais norteadores para a Biblioteca Escolar, traça uma interlocução com pesquisadores da área e aprofunda um estudo sobre a gestão de coleções. Objetiva analisar o processo de seleção e aquisição de coleções especiais para atendimento ao Projeto Institucional das bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES. A metodologia do estudo é de cunho exploratório e documental. Para a coleta de dados foi utilizado o site institucional da prefeitura e os documentos armazenados na Secretaria Municipal de Educação – Semed. O recorte temporal foi dos anos de 2020 a 2022. Na pesquisa, como resultado, apresenta o plano de seleção e aquisição das obras literárias, destacando-se as obras de escritores do estado do Espírito Santo. Conclui-se que, para o cumprimento do Plano de Desenvolvimento de Coleções, os documentos norteadores da Educação e da Biblioteconomia, aliados aos Projetos de fomento à leitura e à escrita do município, permitirão que os estudantes leiam e compreendam efetivamente de forma autônoma, trazendo o empoderamento e o espírito de pertencimento local.
Referências
BARBOSA, Eliana Terra; MATA, Marta Leandro; PEREIRA, Gleice. Ações de competência em informação voltadas para as bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha (ES). PÁGINAS A & B. ARQUIVOS & BIBLIOTECAS, v. 13, p. 112-132, 2020.
BARBOSA, Eliana Terra. Redes de biblioteca escolar no Espírito Santo: estudo de caso da rede de biblioteca de Vila Velha - ES. 2021. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, UFES, 2021. Disponível em: https://cienciadainformacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGCI/detalhes-da-tese?id=15309. Acesso em: 10 jun. 2022.
BRASIL. Ministério de Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/Consed/Undime, 2016. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12244.htm. Acesso em: 10 jun. 2022.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (CFB). Resolução nº 220, de 13 de maio de 2020. Dispõe sobre os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das bibliotecas escolares. Disponível em: https://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1349. Acesso em: 20 jun. 2022.
EVANS, G. Evans. Developing Library and Information Center Collection. 4. ed. Englewood: Libraries Unlimited, 2000.
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia: noções básicas em pesquisa científica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
IFLA/UNESCO. Diretrizes da Ifla para a biblioteca escolar. 2016. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
LANKES, R. David. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo: Febab, 2016.
MACIEL, Alba Costa; MENDONCA, Marilia Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência,2006.
NUNES, Manuela Barreto. Bibliotecas escolares: gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digital. Rede de Bibliotecas Escolares – Ministério da Educação, Portugal, 2018.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 15 jun. 2022.
PREFEITURA DE VILA VELHA. Lei nº 5.629, de 24 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação – PME e dá outras providências. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/legislacao/html/L56292015.html. Acesso em: 15 jun. 2022.
PREFEITURA DE VILA VELHA. Secretaria de Educação. Bibliotecas. 2020. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/setor/educacao/bibliotecas. Acesso em: 15 jun. 2022.
PREFEITURA DE VILA VELHA. Lei nº. 4.921, de 05 de abril de 2010. Dispõe sobre a Política Municipal do Livro e de Estímulo à Leitura, a criação de novos locais de leitura e dá outras providências. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/legislacao/html/L49212010.html. Acesso em: 15 jun. 2022.
PREFEITURA DE VILA VELHA. Projeto bibliotecário vai trabalhar literatura espírito-santense com alunos. Disponível em:
https://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2022/02/projeto-bibliotecario-vai-trabalhar-literatura-espirito-santense-com-alunos-37406. Acesso em: 26 jun. 2022.
SEVERINO, Amanda Vilamski.; UNGLAUB, Tânia Regina da Mota; ARDIGO, Julibio David. Bibliotecas escolares e comunitárias na rede municipal de ensino de Florianópolis. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 17, n. 2019. https://brapci.inf.br/index.php/res/v/122225. Acesso em: 19 jun. 2022.
VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, 1989.
WEITZEL, Simone da Rocha. Formação e desenvolvimento de coleções. Brasília, DF: CAPES: UAB; Rio de Janeiro, RJ: Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018.