Florianópolis/SC como cidade do conhecimento
critérios e indicadores
Palavras-chave:
Cidades do Conhecimento, Knowledge City, MARKCi Framework, Critérios e Indicadores para FlorianópolisResumo
A presente pesquisa tem o intuito de estudar os conceitos, critérios e indicadores de Cidades do Conhecimento com vistas à cidade de Florianópolis/SC, considerada um polo de conhecimento. Como objetivo geral, visa a elencar critérios e indicadores para que Florianópolis/SC se torne uma cidade ideal e reconhecida como Cidade do Conhecimento. Os critérios e indicadores para Florianópolis/SC foram desenvolvidos a partir do Word Capital institute, uma organização que identifica, incentiva e mapeia Cidades do Conhecimento internacionalmente a partir do Prêmio Anual MARKCi (Most Admired Knowledge City) concorrido entre todas as cidades inscritas neste mapeamento. Como objetivos específicos, busca verificar se Florianópolis/SC atende aos padrões internacionais para se tornar uma Cidade do Conhecimento e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suporte para este desenvolvimento. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória. A coleta e análise dos dados descrevem as categorias, os critérios e os indicadores necessários para uma Cidade do Conhecimento, de acordo com o Word capital Institute e o MARKCi Framework, e apresentam uma comparação entre Melbourne, Cidade do Conhecimento modelo e Florianópolis/SC. Como resultado desta pesquisa, com base na análise dos documentos da Prefeitura Municipal de Florianópolis, no Plano de Governo e no Plano Diretor Municipal (que está em constante atualização), apresentam-se os critérios e indicadores elencados que descrevem e determinam a indicação de Florianópolis. Concluiu-se com esta pesquisa que uma Cidade do Conhecimento se estabelece e se estrutura em comunhão com as propostas do governo e do fator financeiro do município para a criação de planos e metas estratégicas e o fator empresarial para criar espaços de instalação de novas empresas na cidade e oportunizar o empreendedorismo cultural, educacional e de TIC. Com os resultados, concluiu-se também que a atuação do bibliotecário nas Cidades do Conhecimento é essencial para atingir o objetivo de proporcionar aos interagentes e cidadãos em geral o acesso à informação de acordo com as competências destes profissionais.
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