Florianópolis/SC como cidade do conhecimento

critérios e indicadores

Autores

Palavras-chave:

Cidades do Conhecimento, Knowledge City, MARKCi Framework, Critérios e Indicadores para Florianópolis

Resumo

A presente pesquisa tem o intuito de estudar os conceitos, critérios e indicadores de Cidades do Conhecimento com vistas à cidade de Florianópolis/SC, considerada um polo de conhecimento. Como objetivo geral, visa a elencar critérios e indicadores para que Florianópolis/SC se torne uma cidade ideal e reconhecida como Cidade do Conhecimento. Os critérios e indicadores para Florianópolis/SC foram desenvolvidos a partir do Word Capital institute, uma organização que identifica, incentiva e mapeia Cidades do Conhecimento internacionalmente a partir do Prêmio Anual MARKCi (Most Admired Knowledge City) concorrido entre todas as cidades inscritas neste mapeamento. Como objetivos específicos, busca verificar se    Florianópolis/SC atende aos padrões internacionais para se tornar uma Cidade do Conhecimento e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suporte para este desenvolvimento. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória. A coleta e análise dos dados descrevem as categorias, os critérios e os indicadores necessários para uma Cidade do Conhecimento, de acordo com o Word capital Institute e o MARKCi Framework, e  apresentam uma comparação entre Melbourne, Cidade do Conhecimento modelo e Florianópolis/SC. Como resultado desta pesquisa, com base na análise dos documentos da Prefeitura Municipal de Florianópolis, no Plano de Governo e no Plano Diretor Municipal (que está em constante atualização), apresentam-se os critérios e indicadores elencados que descrevem e determinam a indicação de Florianópolis. Concluiu-se com esta pesquisa que uma Cidade do Conhecimento se estabelece e se estrutura em comunhão com as propostas do governo e do fator financeiro do município para a criação de planos e metas estratégicas e o fator empresarial para criar espaços de instalação de novas empresas na cidade e oportunizar o empreendedorismo cultural, educacional e de TIC. Com os resultados, concluiu-se também que a atuação do bibliotecário nas Cidades do Conhecimento é essencial para atingir o objetivo de proporcionar aos interagentes e cidadãos em geral o acesso à informação de acordo com as competências destes profissionais.

Biografia do Autor

Aline Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - PPGInfo na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Mestrado Profissional, possui graduação em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017). Tem experiência na área de Educação, Ciência da Informação, Tecnologias da Informação, Gestão da Informação, com ênfase em Educação e Movimentos Associativos. 

Ana Maria, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2009). Atualmente é coordenadora do laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biblioteconomia e Ciência da Informação - LABIB da Universidade do Estado de Santa Catarina, coordenadora do Programa de pós-graduação em Gestão da Informação - PPGInfo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora permanente do PPGInfo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ministra disciplinas no Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenadora e Editora Chefe do periódico Cidadania em Ação - Revista de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: catalogação, biblioteconomia, extensão, informação e biblioteca parque.

Referências

ALVES, M. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

BRAGA, K. S. Aspectos relevantes para a seleção de metodologia adequada à pesquisa social em Ciência da Informação. In: MULLER, S. P. M. (Org.). Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasília: Thesaurus, 2007. p. 17-38

CARRILLO, F. J. Sistemas de capital: implicações para uma agenda de conhecimento global. Journal of Knowledge Management, v. 6, n. 4, p. 379 - 399, 2002. Disponível em: < http://sistemasdeconocimiento.org/wp- content/plugins/pintel/pdfs/8390_Carrillo_2002_JKM_6_4.pdf> Acesso em: 17 out. 2017.

ERGAZAKIS, K.; METAXIOTIS, K.; PSARRAS, J. Towards knowledge cities: conceptual analysis and success stories. Journal of Knowledge Manegement. v. 8, n. 5, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS. 2022. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a1/plano-diretor-florianopolis-sc. Acesso em: 07 jul. 2022.

SIGNIFICADOS. Significado de cidade: o que é cidade. 2022. Disponível em: < http://www.significados.com.br/cidade/> Acesso em: 07 jul. 2022.

SONTAG, L. Cidades do Conhecimento: características, localização e benefícios. 2016. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: 2016.

WORLD CAPITAL INSTITUTE. Knowledge City. 2022. Disponível em: http://www.worldcapitalinstitute.org/. Acesso em: 07 jul. 2022.

WORLD CAPITAL INSTITUTE&TELEOS. The most admired knowledge city: Framework. 2007. Disponível em: http://www.worldcapitalinstitute.org/sites/default/files/2008_MARKCi_Framework_07 0 108.pdf. Acesso em: 21 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento