Minguiriba

a arte de viver da fé

Autores

  • Francisca Eugenia Gomes Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Nortee
  • Josineide Silveira de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Literatura oral, Memória e identidade, Comunidade Minguiriba

Resumo

A seguinte pesquisa realizada na Chapada do Araripe, região Sul do Estado do Ceará, tem como objetivo contribuir para a valorização da cultura popular de natureza oral, presente nas narrativas orais da comunidade rural do Sítio Serra da Minguiriba, como elemento fundamental de parte do repertório cultural dessa comunidade. Identifica, representa e analisa alguns itens do repertório de literatura oral que constituem o imaginário social da comunidade investigada vislumbrando sua importância para a formação da identidade cultural bem como para o despertar do sentimento de pertencimento de comunidades que habitam na Chapada do Araripe no contexto atual. A pesquisa, viabilizada através de entrevistas com idosos remanescentes dos romeiros fundadores da comunidade Minguiriba foi realizada através da Metodologia da História Oral e é desenvolvida junto ao Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de estudos da Complexidade motivados pelo pensamento complexo de Edgar Morin. Este estudo foi submetida ao CEP da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri, através da Plataforma Brasil sob parecer de nº 2.262.248 em 06/09/2017, avaliada pela Comissão e aprovada em 21/08/2017.

 

 

Biografia do Autor

Josineide Silveira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Dra. em Educação; Mestre em Ciências da Religião;Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

 

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 2. Ed. rev. e ampl.- São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BÂ, Amadou Hampâté. A tradição viva. In: ZERBO, Joseph Ki (org). História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010.

ESTÉS, Clarice Pinkola. O dom da história: uma fábula sobre o que é suficiente. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2013.

HONNETH, Axel. La Société du mépris. Vers une nouvelle théorie critique. Traduzido do alemão para o francês por Olivier Voirol, Pierre Rusch e Alexandre Dupeyrix. Paris: Éditions La Découverte, 2006, 2004

MORIN, Edgar. Meus demônios. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

____________. Sete saberes necessários à educação do futuro. UNESCO. Cortez Editora. São Paulo-SP, 1999.

MUNDURUKU, Daniel. Memórias de Índio: Uma quase autobiografia. Ilustração Rita Carelli. 1 ed. Porto Alegre RS: Edelbra, 2016.

OLIVEIRA, Josineide Silveira. O Sagrado como semeador de estratégias do Viver. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Universidade Católica de Pernambuco, Recife – PE: 2012.

SILVA NETO, Basílio. Perda da vegetação natural na Chapada do Araripe (1975/2007) no Estado do Ceará. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro - SP: 2013.

TOMÁS, Júlia. A invisibilidade social, uma construção retórica. CECS – Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade Universidade do Minho, 2012.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 8 - III Fórum das Bibliotecas de Arte