Ciberliteratura
a mediação parental como estratégia para a Biblioteconomia escolar
Palavras-chave:
Literatura infantil digital, Usuário infantil, ciberliteratura, biblioteca escolar, livros digitais, mediação parental, biblioteconomia escolarResumo
Não preenchido pela autora.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-campos-de-experiencias. Acesso em 03 de dez. 2021.
CARDOSO, Elizabeth; FREDERICO, Aline. Literatura digital dentro e fora da escola: a mediação da experiência estética na infância. Leitura: Teoria & Prática, v. 37, n. 75, p. 19-38, 2019.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.
FURTADO, C. (2019). Literatura infantil digital: aplicativo TecTeca para o aprendizado e para o edutinamento. In: Simpósio Internacional e Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. Anais... São Luís: EDUFMA 2019. Disponível em https://www.sntde2019.com.br/. Acesso em 20 jun. 2022.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Acesso e oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das nações unidas. FEBAB, 2016. Disponível em http://repositorio.febab.org.br/items/show/590. Acesso em 20 maio 2022.
KIRCHOF, Edgar Roberto; MELLO, Darlize. Letramento literário e digital: as bibliotecas digitais para crianças e o caso do Elefante Letrado. Revista de Letras, v. 22, n. 36, 2020.
KORAT, O.; OR, T. How new technology influences parent—child interaction: The case of e-book reading. First Language, v. 30, n.2, p. 139–154, 2010. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0142723709359242. Acesso em 13 set. 2015.
KUCIRKOVA, N.; FLEWITT, R. Understanding parents’ conflicting beliefs about children’s digital book Reading. Journal of Early Childhood Literacy. Jun. 2020. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/342246374_Understanding_parents'_conflicting_beliefs_about_children's_digital_book_reading. Acesso em 01 jul. 2022.
LIVINGSTONE, Sonia. Children’s rights and parental responsibilities in a digital world. Disponível em https://blogs.lse.ac.uk/parenting4digitalfuture/2021/05/05/gc25/. Acesso em 21 de out. 2021.
MENEGAZZI, D.; SYLLA, C.; PADOVANI, S. O design de um método para avaliação da experiência de interação em leitura mediada com livros infantis em dispositivos móveis. In: INFORMATION DESIGN INTERNATIONAL CONFERENCE. Anais...Belo Horizonte, 2019.
SASSON, H.; MESCH, G. Parental Mediation. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332991551_Parental_Mediation. Acesso em 10 abr. 2021.
TAPSCOTT, D. A Hora da Geração Digital. Rio de Janeiro: AGIR, 2010
VANDERSCHANTZ, Nicholas et al. Family visits to libraries and bookshops: observations and implications for digital libraries. Springer, Cham, 2014. p. 182-195.