A institucionalização da política de inclusão da pessoa com deficiência na gestão da biblioteca universitária

desafios, inovação e oportunidades

Autores

Palavras-chave:

Gestão de bibliotecas, Acessibilidade, Biblioteca universitária, Inovação em gestão, Metodologias inovadoras de gestão, Biblioteca acessível, Pessoas com deficiência

Resumo

Entre 2012 até meados de 2018, a produção de acervo acessível na Universidade Federal do Cear´á foi um trabalho mútuo entre a Secretaria de Acessibilidade na Divisão de Produção de Material Acessível (DPMA) e a Biblioteca Universitária (BU). Com a celebração da política de cotas, em 2018, houve um aumento significativo do ingresso de alunos com deficiência em todos os campis da universidade, o que demandou uma ação sistêmica de atendimento em rede. Logo, foi notória a necessidade de uma política interna na gestão da biblioteca universitária que fosse capaz de promover a internalização dos princípios da acessibilidade no cotidiano das bibliotecas. Com efeito, o presente trabalho apresenta relato de experiência que busca apresentar como se deu o processo de implementação da política de inclusão da pessoa com deficiência no domínio da UFC mediante a atuação do Sistema de Bibliotecas. Com efeito, ponderamos que seja sobremaneira relevante expor como se deu esse processo, a fim de colaborar para que outras Instituições de Ensino Superior (IES) que estão no momento de constituição e institucionalização de suas políticas de inclusão possam ter a vivência da UFC como subsídio para planejamento e realização de suas ações.

Biografia do Autor

Clemilda dos Santos Sousa, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Tradução Audiovisual Acessível/audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atua profissionalmente na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC. Atualmente, coordena a Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência (SAPD) do Sistema de Bibliotecas da UFC. Coordenou a Divisão de Produção de Material Acessível da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui de 2011 até 2018. Coordenou da Comissão de Acessibilidade do Sistema de Bibliotecas da UFC até 2018. É integrante da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), e membro do grupo de trabalho em Acessibilidade da mesma instituição. É integrante da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA). Áreas de interesse: Tecnologia Assistiva, Gestão da Informação e do Conhecimento, Acessibilidade para Pessoas com Deficiência, Inclusão de Pessoas com deficiência, Politicas Públicas, Acessibilidade em Bibliotecas, Audiodescrição, Desenvolvimento de Coleções em Formato Acessível.

Giordana Nascimento de Freitas, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Bibliotecária/Documentalista da Universidade Federal do Ceará estando lotada na Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência - Biblioteca de Ciências Humanas. Temas de interesse no âmbito da Ciência da Informação: Estudos de Usuários, Comportamento Informacional, Competências em Informação, Mediação da Informação e Bibliotecas universitárias.

Geovanice Maria Anselmo da Silva, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará, Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Bibliotecária/Documentalista da Universidade Federal do Ceará estando lotada na Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência - Biblioteca de Ciências Humanas.

Referências

ARAÚJO, Willian Martins de. O direito de acesso e permanência da pessoa com deficiência no ensino superior. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. InformaSUS: diversidade e cidadania, público alvo: geral. Florianópolis: UFSCAR, 2021, Matéria publicada por Flávio Adriano Borges. Disponível em: https://www.informasus.ufscar.br/o-direito-de-acesso-e-permanencia-da-pessoa-com-deficiencia-no-ensino-superior/. Acesso em: 28 jun. 2022.

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm; acesso em: 28 jun. 2022.

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 28 jun. 2022.

Brasil. Ministério da Educação (2008). Política de Educação Especial na Perspectiva

BRASIL. Ministério da Educação (2008). Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC. Disponível: http://portal.mec.gov. br/arquivos/pdf/politicaeducespeciabrasília. Acesso em: 28 jun. 2022.

COSTA, Maria Fátima de Oliveira; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Os conceitos de Estudos de Usuários e a visão do bibliotecário no processo de mediação da informação. In: CAVALCANTE, Lidia Eugenia; PINTO, Virgínia Bentes; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. (Org.). Ciência da Informação e contemporaneidade: tessituras e olhares. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 59-87.

CUNHA, Murilo Bastos. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n.6, dez. 2010.

INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Censo da Educação Superior. 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadore s/censo-da-educacao-superior/resultados>. Acesso em: 30 de jun. 2022.

PUPO, Deise Tallarico. Acessibilidade e Inclusão: o que isso tem a ver com os bibliotecários?. In: PUPO, Deise Tallarico. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas, SP: UNICAMP/Biblioteca Central Cesar Lattes, 2008.

VARELA, Aida Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação em múltiplas abordagens. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p.138-170, maio/ago. 2014.

WELLICHAN, Danielle Silva Pinheiro; MANZINI, Eduardo José. Usuários da informação com deficiência em bibliotecas: uma análise da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, , v. 27, n. 3, p. 172-203, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/105894/61850. Acesso em: 06 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento