A institucionalização da política de inclusão da pessoa com deficiência na gestão da biblioteca universitária
desafios, inovação e oportunidades
Palavras-chave:
Gestão de bibliotecas, Acessibilidade, Biblioteca universitária, Inovação em gestão, Metodologias inovadoras de gestão, Biblioteca acessível, Pessoas com deficiênciaResumo
Entre 2012 até meados de 2018, a produção de acervo acessível na Universidade Federal do Cear´á foi um trabalho mútuo entre a Secretaria de Acessibilidade na Divisão de Produção de Material Acessível (DPMA) e a Biblioteca Universitária (BU). Com a celebração da política de cotas, em 2018, houve um aumento significativo do ingresso de alunos com deficiência em todos os campis da universidade, o que demandou uma ação sistêmica de atendimento em rede. Logo, foi notória a necessidade de uma política interna na gestão da biblioteca universitária que fosse capaz de promover a internalização dos princípios da acessibilidade no cotidiano das bibliotecas. Com efeito, o presente trabalho apresenta relato de experiência que busca apresentar como se deu o processo de implementação da política de inclusão da pessoa com deficiência no domínio da UFC mediante a atuação do Sistema de Bibliotecas. Com efeito, ponderamos que seja sobremaneira relevante expor como se deu esse processo, a fim de colaborar para que outras Instituições de Ensino Superior (IES) que estão no momento de constituição e institucionalização de suas políticas de inclusão possam ter a vivência da UFC como subsídio para planejamento e realização de suas ações.
Referências
ARAÚJO, Willian Martins de. O direito de acesso e permanência da pessoa com deficiência no ensino superior. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. InformaSUS: diversidade e cidadania, público alvo: geral. Florianópolis: UFSCAR, 2021, Matéria publicada por Flávio Adriano Borges. Disponível em: https://www.informasus.ufscar.br/o-direito-de-acesso-e-permanencia-da-pessoa-com-deficiencia-no-ensino-superior/. Acesso em: 28 jun. 2022.
BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm; acesso em: 28 jun. 2022.
BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 28 jun. 2022.
Brasil. Ministério da Educação (2008). Política de Educação Especial na Perspectiva
BRASIL. Ministério da Educação (2008). Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC. Disponível: http://portal.mec.gov. br/arquivos/pdf/politicaeducespeciabrasília. Acesso em: 28 jun. 2022.
COSTA, Maria Fátima de Oliveira; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Os conceitos de Estudos de Usuários e a visão do bibliotecário no processo de mediação da informação. In: CAVALCANTE, Lidia Eugenia; PINTO, Virgínia Bentes; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. (Org.). Ciência da Informação e contemporaneidade: tessituras e olhares. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 59-87.
CUNHA, Murilo Bastos. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n.6, dez. 2010.
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Censo da Educação Superior. 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadore s/censo-da-educacao-superior/resultados>. Acesso em: 30 de jun. 2022.
PUPO, Deise Tallarico. Acessibilidade e Inclusão: o que isso tem a ver com os bibliotecários?. In: PUPO, Deise Tallarico. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas, SP: UNICAMP/Biblioteca Central Cesar Lattes, 2008.
VARELA, Aida Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação em múltiplas abordagens. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p.138-170, maio/ago. 2014.
WELLICHAN, Danielle Silva Pinheiro; MANZINI, Eduardo José. Usuários da informação com deficiência em bibliotecas: uma análise da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, , v. 27, n. 3, p. 172-203, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/105894/61850. Acesso em: 06 jul. 2022.