Trajetórias de um estágio supervisionado em biblioteca universitária durante a pandemia de Covid-19
Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Estágio supervisionado, Covid-19Resumo
Objetiva descrever as atividades de estágio desenvolvidas e suas adaptações no contexto da pandemia, ressaltando aspectos formativos, tecnológicos e de gestão para complementar a formação acadêmica e profissional dos estudantes de Biblioteconomia. Metodologicamente se fundamenta em uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa tendo como técnica uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (BCH/UFC). Tem como resultado quatro categorias de análise: Atendimento à pessoas com deficiência; Serviços de referência virtual, normalização e editoração; Representação descritiva e temática e MARC 21; Repositório Institucional. Por fim, conclui que o estágio supervisionado se configurou como uma potencialidade para consolidação do aprendizado envolvendo as práticas bibliotecárias, sobretudo pelas condições extraordinárias experienciadas.
Referências
BARBOSA, Heloisa Helena; ALMEIDA, Vitor. O direito da pessoa com deficiência à informação em tempos da pandemia da covid-19: uma questão de acessibilidade e inclusão. Liinc em revista, v. 16, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5452.
CHAVES, Italo Teixeira.; CAVALCANTE, Luciano Pereira dos Santos.; GUERRA, Maia Áurea Montenegro Albuquerque.. Biblioteca universitária e a pandemia de Covid-19: relato de atuação na Universidade Federal do Ceará. Revista Fontes Documentais, v. 4, n. 2, p. 19–35, 2021. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/826. Acesso em: 22 jul. 2022..
CUNHA, Murilo Bastos da; PESSOA, Patrícia. Perspectivas dos serviços de referencia digital. Informação & Sociedade: Estudos, v. 17, n. 3, p. 69-82, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/836. Acesso em: 22 jul. 2022.
DZIEKANIAK, Cibele Vasconcelos. Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). TransInformação, Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-54, abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v21n1/03.pdf. Acesso em: 09 out. 2020.
FARIAS, Maria Giovanna Guedes.; LIMA, Juliana Soares; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Bibliotecário e editoração: mercado e competências necessárias. Informação & Sociedade: Estudos, v. 28, n. 2, p.63-81, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38682. Acesso em: 22 jul. 2022.
PEREIRA, Ana Maria; CAMARGO, Priscila Câmara de; ZAFALON, Zaira Regina. Estudo sobre o formato marc 21 em bibliotecas das universidades de ensino superior no brasil. Revista ACB, v. 25, n. 3, p. 462-476, 2020. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1681. Acesso em: 22 jul. 2022.
SALA, Fabiana et al. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação nas redes sociais durante a pandemia de Covid-19. Informação em Pauta, v. 5, n. 1, p. 10-32, 2020. DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43933.10-32.
SANTOS, Mara Roxanne Souza; SAMPAIO, Denise Braga. Normalização na prática: um breve relato sobre normalização e a experiência do grupo normalizadores. InCID, v. 5 n. 1, p. 151-165, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64890. Acesso em: 22 jul. 2022.
SANTOS, Cainã Maria Viana dos. et al. A Inclusão Informacional do Usuário com Deficiência na Biblioteca Universitária da UFC. In: Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação, 25., 2022, Fortaleza. Anais [...] . Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2022. p. 412-419. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/63538/1/2022_anais_erebd.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca de Ciências Humanas (BCH). Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/bibliotecas-do-sistema/biblioteca-de-ciencias-humanas-bch-2/.
Acesso em: 19 jan. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Pró-Reitoria de Planejamento e Administração. Normas administrativas: órgãos de assessoramento e complementares. Fortaleza: UFC, 2016. Disponível em: http://www.proplad.ufc.br/wpcontent/uploads/2017/08/normas-administrativas-ufc-v8-atual.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
WEITZEL, Simone da Rocha. O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 51-71, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/19. Acesso em: 22 jul. 2022.