O bibliotecário no contexto da informação em saúde

o (RE)pensar da formação profissional a partir da Agenda para a Saúde Sustentável (ASSA) 2030

Autores

Palavras-chave:

Informação em saúde, Formação de bibliotecários, Projetos Pedagógicos dos Cursos

Resumo

A informação em saúde representa importante campo de atuação dos profissionais bibliotecários e requer que os profissionais tenham a competência para lidar com as fontes de informação e demais recursos informacionais disponíveis. Considerando a Agenda 2030 e a ASSA 2023, este estudo procura responder o questionamento: como está a formação profissional dos bibliotecários brasileiros no contexto da informação em saúde? Para responder o questionamento é apresentada a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de cursos de graduação em Biblioteconomia - presenciais e EAD - no que tange à informação em saúde, utilizando dos preceitos de Bardin (2011) para a análise de conteúdo. Conclui a baixa incidência de componentes curriculares voltados à informação em saúde e sugere a devida adequação dos currículos de forma a qualificar os bibliotecários para atuarem com competência frente a essa temática tão importante para a sociedade.

Biografia do Autor

Débora Cristina Daenecke A. Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências (UFRGS).

Lizandra Brasil Estabel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Filipe Xerxeneski da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS).

Bibliotecário do IFRS, campus Porto Alegre.

Eliane Lourdes da Silva Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional