Competências infocomunicacionais dos bibliotecários da Diretoria Integrada de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão

Autores

Palavras-chave:

Competências Infocomunicacionais, Infocomunicação., processo comunicacional

Resumo

O estudo objetiva analisar as competências infocomunicacionais dos Bibliotecários da DIB/UFMA, na divulgação da sua produção científica. Para tanto, será necessário: a) desenhar o perfil dos Bibliotecários da DIB/UFMA; b) mapear as formas e práticas de divulgação da produção científica, a partir dos recursos infocomunicacionais. O estudo caracterizou-se como descritivo com abordagens quantitativa e qualitativa. Empregou a quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações quanto no tratamento dos dados, por meio de técnicas estatísticas. O locus da pesquisa foi a Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi usado como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado via plataforma Google Forms. Conclui-se que que os bibliotecários respondentes já fazem uso da infocomunicação talvez de forma inconsciente.

 

 

Biografia do Autor

Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro, UFMA

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2011). Em estágio Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Professora Associada, Classe D, Nível 002 da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Biblioteconomia. Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Desing de Hipermídia, Coordenadora do Projeto de Extensão Formação de Discente Pesquisador, Coordenadora do grupo de pesquisa em análise de materiais publicados, de divulgação da ciência, em mídia digital ou impressa GEP_DCMIDI. atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, produção científica. 

Silvana Maria de Jesus Vetter, UFMA

Doutora em Ciência da Informação, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (conclusão: abril/2018). Defendeu a tese intitulada: Informação no Protagonismo Social, na Garantia dos Direitos e Satisfação de Necessidades dos Idosos: Centros de Convivência do Rio de Janeiro e São Luís. Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Maranhão (conclusão em 2006), no qual defendeu a dissertação intitulada ?Experiências de Leitura de Pessoas Idosas? que deu origem ao livro ?Memórias de Leitura de Pessoas Idosas?, publicado em 2009. Graduação em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Maranhão (conclusão em 2002). É Professora Adjunto Classe C, Nível 003 do Departamento de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (desde 2008). Atua nas seguintes áreas: Ciência da Informação, com ênfase em Educação; Memória; Leitura e Formação de Leitores. Idoso e Competência em Informação, e Representação Descritiva da Informação. Coordenou o Ciclo Básico do Curso Mídias na Educação.

Referências

ALBAGLI, S.; CLINIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em revista, [S. l.], n. 2, v. 10, 2014.

FERREIRA, S. M. P. Repositório versus revistas científicas: convergências e conveniências. In: FERREIRA, M. S. P., TARGINO, M. G. (Org.). Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: SENAC, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

LIMA, J. B. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12902. Acesso em: 20 jun. 2022.

LIMA, J. B.; BRANDÃO, G. S. Evolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionais. Logeion, [S. l.], n. 2, v. 3, p. 75-86, 2017.

LIMA, J. B. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 123-140, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38289/19699. Acesso em: 13 jul. 2022.

LIMA, J. B.; OLIVEIRA, L. Competências infocomunicacionais em ambientes digitais. Observatorio Journal, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 291-326, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5483. Acesso em: 20 jun. 2022.

MCGARRY, K. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MUELLER, S. P. M. Literatura científica, comunicação científica e ciência da informação. In: TOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandão. Para entender a ciência da informação. Salvador: EDUFBA, 2012.

PECEGUEIRO, C. M. P. A. Repositório de preprints nas ciências sociais. 2022.

Relatório de Estágio Pós-Doutoral (Pós-Doutorado em Ciência da Informação) –

Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João

Pessoa, 2022.

SANTOS, K. S.; SOUSA, D. S.; LIMA, J. B. Análise de programas e modelos para o desenvolvimento de competências infocomunicacionais. Ciência da Informação, [S. l.], n. 1, v. 48, 2019.

SHINTAKU, M., SEABRA JÚNIOR, R. F. Abertura da ciência e os editores científicos. In: SHINTAKU, M.; SALES, L. (Org.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu: ABEC, 2019.

VICENTE, N.; CORRÊA, E. C. D.; SENA, T. A divulgação científica em redes sociais na internet: proposta de metodologia de análise netnográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANCIB, 2015. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000017556/fd01d56c85b57cd8d5523c5450785557. Acesso em: 02 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 10 - II Fórum de Bibliotecas Universitárias