Competências infocomunicacionais dos bibliotecários da Diretoria Integrada de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave:
Competências Infocomunicacionais, Infocomunicação., processo comunicacionalResumo
O estudo objetiva analisar as competências infocomunicacionais dos Bibliotecários da DIB/UFMA, na divulgação da sua produção científica. Para tanto, será necessário: a) desenhar o perfil dos Bibliotecários da DIB/UFMA; b) mapear as formas e práticas de divulgação da produção científica, a partir dos recursos infocomunicacionais. O estudo caracterizou-se como descritivo com abordagens quantitativa e qualitativa. Empregou a quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações quanto no tratamento dos dados, por meio de técnicas estatísticas. O locus da pesquisa foi a Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi usado como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado via plataforma Google Forms. Conclui-se que que os bibliotecários respondentes já fazem uso da infocomunicação talvez de forma inconsciente.
Referências
ALBAGLI, S.; CLINIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em revista, [S. l.], n. 2, v. 10, 2014.
FERREIRA, S. M. P. Repositório versus revistas científicas: convergências e conveniências. In: FERREIRA, M. S. P., TARGINO, M. G. (Org.). Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: SENAC, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
LIMA, J. B. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12902. Acesso em: 20 jun. 2022.
LIMA, J. B.; BRANDÃO, G. S. Evolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionais. Logeion, [S. l.], n. 2, v. 3, p. 75-86, 2017.
LIMA, J. B. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 123-140, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38289/19699. Acesso em: 13 jul. 2022.
LIMA, J. B.; OLIVEIRA, L. Competências infocomunicacionais em ambientes digitais. Observatorio Journal, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 291-326, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5483. Acesso em: 20 jun. 2022.
MCGARRY, K. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MUELLER, S. P. M. Literatura científica, comunicação científica e ciência da informação. In: TOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandão. Para entender a ciência da informação. Salvador: EDUFBA, 2012.
PECEGUEIRO, C. M. P. A. Repositório de preprints nas ciências sociais. 2022.
Relatório de Estágio Pós-Doutoral (Pós-Doutorado em Ciência da Informação) –
Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João
Pessoa, 2022.
SANTOS, K. S.; SOUSA, D. S.; LIMA, J. B. Análise de programas e modelos para o desenvolvimento de competências infocomunicacionais. Ciência da Informação, [S. l.], n. 1, v. 48, 2019.
SHINTAKU, M., SEABRA JÚNIOR, R. F. Abertura da ciência e os editores científicos. In: SHINTAKU, M.; SALES, L. (Org.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu: ABEC, 2019.
VICENTE, N.; CORRÊA, E. C. D.; SENA, T. A divulgação científica em redes sociais na internet: proposta de metodologia de análise netnográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANCIB, 2015. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000017556/fd01d56c85b57cd8d5523c5450785557. Acesso em: 02 jul. 2022.