O fenônemo bookstan e as redes sociais

análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores

Autores

Palavras-chave:

redes socias, bookstans, estratégias, cultura da participação

Resumo

Objetivo: Analisa redes sociais de bookstans, os superfãs de livros, a fim de compreender estratégias utilizadas para atrair e influenciar seguidores. Metodologia: Caracteriza-se como exploratória e descritiva, em que adotada uma abordagem quali-quantitativa, permitiu interpretar os dados para além dos números coletados na observação. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, classifica-se como bibliográfica e documental, realizado a partir de pesquisa nas redes sociais de cinco perfis de influenciadores do universo literário em diferentes plataformas: YouTube, Instagram, Tik Tok, Twitter e Twich. Para definir os parâmetros para escolha dos perfis de bookstan analisados foi realizado uma observação direta da comunidade, que permitiu identificar padrões nas contas que incentivam o engajamento em suas redes. Resultados: Foi possível identificar que a experiência da audiência é uma nova forma de atrair e fidelizar seguidores nas redes sociais dos perfis analisados. Conclusão: Verificou-se que os influenciadores possuem competências e atuam em papéis mais ativos na comunicação, produção e inovação de conteúdo; apoiados pela formação e desenvolvimento coletivo, razão pela qual tornam-se um curioso objeto de estudo para os profissionais bibliotecários que buscam inovar as estratégias de atração de usuários para as bibliotecas nas redes sociais.

Biografia do Autor

Jaqueline Santos Barradas, UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2015) na área da Comunicação Científica. Mestre em Administração pelo IBMEC-RJ (2008), com dissertação na área de Gestão do Conhecimento. Graduada em Biblioteconomia pela UNIRIO (1988). Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com projetos de pesquisa e extensão nas áreas de planejamento, gestão e concepção estratégica de unidades de informação e cultura, bibliotecas físicas e virtuais; gestão estratégica da informação e do conhecimento e educação patrimonial em bibliotecas. Desde 2019 atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia (PPGB), no Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UNIRIO. Professora convidada dos cursos de pós-graduação do IBMEC, da Escola Superior de Guerra e do Mestrado Profissional em Ciências Aeronáuticas da Universidade da Força Aérea. Líder do grupo de pesquisa Estudos em Organização e Gestão Estratégica de Bibliotecas, da Informação e do Conhecimento (GEORGEA).

Referências

CARPINTÉRO, Ana Carolina Barbosa. Caminhos da literatura na internet: o booktube e a partilha de experiências de leitura. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Letras, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/45740/45740.PDF. Acesso em: 16 jan. 2022.

ESPINDOLA, Polianne Merie. Cultura de fãs e redes sociais: como a Cultura Participativa e o Capital Social atinge as organizações. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, XVI., 2015, Joinville. Artigo... Bela Vista: Intercom, 2015. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-0548-1.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.

FERGUSON, Samantha. 30 fast facts about vídeo. In: Wyzowl, 2022. Disponível em: https://www.wyzowl.com/30-amazing-facts-about-video/. Acesso em: 01 mar. 2022.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec, 2010.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5 ed. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 05 mar. 2022.

JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg. Booktubers: Performance e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 2017. 393 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Comunicação, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/6337/Tauana%20Mariana%20Weinberg%20Jeffman_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 jan. 2022.

SOUZA, Renata Costa de. Booktube: Incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet. 2018. 58 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Ciências da Informação, Curso de Biblioteconomia, Fortaleza, 2018. Disponível em:

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/42496/1/2018_tcc_rcsouza.pdf. Acesso em: 26 jan. 2021.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento