O fenônemo bookstan e as redes sociais
análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores
Palavras-chave:
redes socias, bookstans, estratégias, cultura da participaçãoResumo
Objetivo: Analisa redes sociais de bookstans, os superfãs de livros, a fim de compreender estratégias utilizadas para atrair e influenciar seguidores. Metodologia: Caracteriza-se como exploratória e descritiva, em que adotada uma abordagem quali-quantitativa, permitiu interpretar os dados para além dos números coletados na observação. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, classifica-se como bibliográfica e documental, realizado a partir de pesquisa nas redes sociais de cinco perfis de influenciadores do universo literário em diferentes plataformas: YouTube, Instagram, Tik Tok, Twitter e Twich. Para definir os parâmetros para escolha dos perfis de bookstan analisados foi realizado uma observação direta da comunidade, que permitiu identificar padrões nas contas que incentivam o engajamento em suas redes. Resultados: Foi possível identificar que a experiência da audiência é uma nova forma de atrair e fidelizar seguidores nas redes sociais dos perfis analisados. Conclusão: Verificou-se que os influenciadores possuem competências e atuam em papéis mais ativos na comunicação, produção e inovação de conteúdo; apoiados pela formação e desenvolvimento coletivo, razão pela qual tornam-se um curioso objeto de estudo para os profissionais bibliotecários que buscam inovar as estratégias de atração de usuários para as bibliotecas nas redes sociais.
Referências
CARPINTÉRO, Ana Carolina Barbosa. Caminhos da literatura na internet: o booktube e a partilha de experiências de leitura. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Letras, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/45740/45740.PDF. Acesso em: 16 jan. 2022.
ESPINDOLA, Polianne Merie. Cultura de fãs e redes sociais: como a Cultura Participativa e o Capital Social atinge as organizações. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, XVI., 2015, Joinville. Artigo... Bela Vista: Intercom, 2015. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-0548-1.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
FERGUSON, Samantha. 30 fast facts about vídeo. In: Wyzowl, 2022. Disponível em: https://www.wyzowl.com/30-amazing-facts-about-video/. Acesso em: 01 mar. 2022.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec, 2010.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5 ed. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 05 mar. 2022.
JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg. Booktubers: Performance e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 2017. 393 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Comunicação, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/6337/Tauana%20Mariana%20Weinberg%20Jeffman_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 jan. 2022.
SOUZA, Renata Costa de. Booktube: Incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet. 2018. 58 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Ciências da Informação, Curso de Biblioteconomia, Fortaleza, 2018. Disponível em:
https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/42496/1/2018_tcc_rcsouza.pdf. Acesso em: 26 jan. 2021.