Linked data em bibliotecas

discussões iniciais de implementação no Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBISC)

Autores

Palavras-chave:

Dados de bibliotecas, Linked Data, Publicação de dados, Linked Open Data, Metadados, Biblioteca Pública, Catalogação, Catálogo

Resumo

A abertura de dados tornou-se um desafio para as unidades de informação e entre outros gestores de dados e de conteúdo. Há uma demanda emergente para que esses dados sejam abertos e conectados para acesso, identificação, uso e reuso, principalmente no que diz respeito às tecnologias da Web Semântica. Dessa forma, o objetivo consiste em apresentar as reflexões iniciais do processo de curadoria e higienização dos dados do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de S˜ão Carlos para adequação dos procedimentos necessários para publicação de dados abertos conectados. Espera-se com os resultados obtidos, publicar os dados para acesso e consulta de toda a população, além de potencializar a busca e recuperação da informação de seus dados. Acredita-se ainda que os processos estabelecidos poderão contribuir com diretrizes teóricas-metodológicas para bibliotecas brasileiras a publicarem seus dados abertos conectados.

Biografia do Autor

Ana Carolina Simionato Arakaki, UFSCar

Ana Carolina Simionato Arakaki é  Professora Adjunta na área de Representação e Organização da Informação junto ao Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFSCar) e na graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI/UFSCar). Realiza o estágio de pós-doutorado (2021) na Universidade de São Paulo (USP) na área de Computação. Possui doutorado (2015) e mestrado (2012) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Lidera o grupo de pesquisa e o programa de extensão "Dados e Metadados". Dedica-se à pesquisa, ensino e extensão sobre os temas: metadados, dados abertos conectados (Linked Data/Linked Open data), modelos conceituais, curadoria digital e gestão de dados, especialmente, nos ambientes digitais com destaque aos dados de pesquisa, recursos educacionais digitais, patrimônio cultural e fotografia. É avaliadora ad hoc de agências de fomento, periódicos científicos e de comitês científicos em Ciência da Informação no Brasil e no exterior. Participa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), Association for Information Science & Technology (ASIS&T) e da International Society for Knowledge Organization (ISKO). 

Referências

BAKER, T. et al. Library Linked Data Incubator Group Final Report. W3C Incubator Group Report, 2011. Disponível em: http://www.w3.org/2005/Incubator/lld/XGR- lld-20111025/. Acesso em: 8 set. 2019.

BERNERS-LEE, T. Semantic Web Road Map. World-Wide Web Consortium (W3C). 2001. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2022.

BERNERS-LEE, T.; HENDLER, J.; LASSILA, O. The Semantic Web. Scientific American, May 2001, p. 29-37.

JESUS, Ananda Fernanda de. Recomendações teórico-metodológicas para a publicação de dados bibliográficos abertos e conectados. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14228. Acesso em: 15 jul. 2022.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM. Semantic Web. [S.l.], 2013. Disponível em: https://www.w3.org/standards/semanticweb/. Acesso em: 15 jul. 2022.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM, Best Practices for Publishing Linked Data, 2014. Disponível em: https://www.w3.org/TR/ld-bp/. Acesso em: 01 out. 2020.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM. Boas Práticas para Dados na Web. São Paulo: W3C, 2017. Disponível em: https://www.w3.org/Translations/DWBP-ptBR/. Acesso em: 01 out. 2020.

Downloads

Publicado

10-10-2022