Proposta de um modelo preliminar de letramento estatístico para a Biblioteca Isaac Kerstenetzky, do IBGE
Palavras-chave:
Letramento estatístico, Statistical literacy, Informações estatísticasResumo
Parte da importância do acesso às informações estatísticas e geográficas produzidas pelo IBGE, bem como de sua compreensão, para o exercício da cidadania e empoderamento do cidadão frente à vida civil e política na sociedade. A partir da análise de pedidos de informações recebidos pela Biblioteca Isaac Kerstenetzky, do IBGE, constatou que um número considerável de usuários tem dúvidas sobre onde encontrar informações disponibilizadas pelo IBGE, além de dificuldades de compreensão da informação disponibilizada. Propõe a partir dessa constatação uma atitude proativa da Biblioteca para auxiliar no desenvolvimento de habilidades informacionais dos usuários. Utiliza os conceitos de competência e letramento informacional, situando o letramento estatístico nesse contexto. Apresenta uma proposta preliminar de letramento estatístico a ser trabalhada com usuários da Biblioteca, composta por quatro etapas: compreender dados estatísticos; encontrar e obter; ler e interpretar; e usar dados. Reconhece que a proposta é preliminar e carece de aprofundamento e testes práticos para efetivar sua aplicação. Conclui, todavia, que pôde ser realizado um exercício preliminar de reflexão sobre o tema e sobre como a biblioteca poderia contribuir com o empoderamento dos usuários no uso de informações estatísticas e no exercício da cidadania, no contexto da Biblioteca Isaac Kerstenetzky.
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Presidential Committee on Information Literacy: final report. Washington, D.C.: ACRL, 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 03 jul. 2022.
BRUM, L. M. Competência informacional: a atuação dos bibliotecários universitários. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 4, n. 2, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/107320. Acesso em: 03 jul. 2022.
CALZADA PRADO, J.; MARZAL, M. Á. Incorporating data literacy into information literacy programs: core competencies and contents. Libri, v. 63, n. 2, p. 123−134, 2013. DOI: 10.1515/libri-2013-0010. Disponível em: https://e-archivo.uc3m.es/bitstream/handle/10016/27173/incorporating_calzada_LIBRI_2013.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022.
CAMPELLO, B. D. S. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, v. 32, n. 3, p. 28-37, 2003. DOI: 10.18225/ci.inf..v32i3.986. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/52992. Acesso em: 03 jul. 2022.
CAMPELLO, B. D. S. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de Bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 208 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. DOI: 10.1590/S1413-99362009000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ZFqPm6bndLYDzpM854pd6Nk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jul. 2022.
CAVALCANTE, L. de F. B.; BONALUMI, M. C. Educação de usuários e o desenvolvimento da competência informacional em escolas públicas. Informação@Profissões, Londrina, v. 3, n. 1/2, p. 93-114, jan./dez. 2014. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1/2p93. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/78788. Acesso em: 03 jul. 2022.
DATA that counts: an introduction to census data for public libraries. 1 vídeo (53 min). [Estados Unidos]: Public Library Association, 2021. Disponível em: https://www.ala.org/pla/education/onlinelearning/webinars/ondemand/datathatcounts. Acesso em: 03 jul. 2022.
FELIX, C. et al. A Biblioteca Isaac Kerstenetzky: uma apresentação de sua trajetória. In: PRADO, C. R. do; BRAGA, G.; MALAVOTA, L. M. (Orgs.). Bibliotecas do IBGE: 80 anos de disseminação e democratização de informações sobre o Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. p. 47-106. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101663.pdf. Acesso em: 06 jul. 2022.
GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2012. 183 p. Disponível em https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf. Acesso em: 06 jul. 2022
GRAY, A. S. Data and statistical literacy for librarians. IASSIST Quarterly, v. 28, n. 2-3, 2005. Disponível em: https://iassistquarterly.com/public/pdfs/iqvol282_3gray.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022.
KLÄRE, C. Quantitative information literacy: designing an online course at the interface between information literacy and statistical literacy. o-bib: Das offene Bibliotheksjournal, Munique, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.5282/o-bib/2017H1S117-131. Disponível em: https://www.o-bib.de/bib/article/view/2017H1S117-131/5764. Acesso em: 03 jul. 2022.
KOLTAY, T. Data literacy for researchers and data librarians. Journal of Librarianship and Information Science, v. 49, n. 1, p. 3-14, mar. 2017. Disponível em: http://publikacio.uni-eszterhazy.hu/249/1/JOLIS_Data.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022.
LIMA, P. R. S. Inovação, conhecimento e competência em informação nas organizações. Revista Folha de Rosto, v. 7, n. 3, p. 231-253, 2021. DOI: 10.46902/2021n3p231-253. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/170006. Acesso em: 03 jul. 2022.
MELO, D. A. et al. As práticas informacionais e os estudos contemporâneos sobre competência em informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 26, n. 1, p. 1-19, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/161969. Acesso em: 03 jul. 2022.
SCHIELD, M. Information literacy, statistical literacy and data literacy. IASSIST Quarterly, v. 28, n. 2-3, 2004. Disponível em: https://iassistquarterly.com/public/pdfs/iqvol282_3shields.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022.
SOUSA, R. A. de. Literacia para a saúde: habilidades para lidar com as informações sobre saúde podem ajudar a construir novos caminhos na saúde pública. RECIIS, v. 16, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.3221. Acesso em: 03 jul. 2022.
SUAIDEN, E. J. A biblioteca pública no [contexto] da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 52-60, maio/ago. 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/17550/1/Emir%202000.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022.
THOMPSON, K.; EDELSTEIN, D. A Reference model for providing statistical consulting services in an academic library setting. IASSIST Quarterly, v. 28, n. 2-3, 2004. Disponível em: https://iassistquarterly.com/public/pdfs/iqvol282_3thompson.pdf. Acesso em: 04 jul. 2022.
WALLMAN, K. K. Enhancing statistical literacy: enriching our society. Journal of the American Statistical Association, v. 88, n. 421, p. 1-8., 1993. DOI: 10.2307/2290686. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2290686. Acesso em: 03 jul. 2022.
WATSON, J. M. Assessing statistical thinking using the media. In: GAL, I.; GARFIELD, J. B. (eds.). The assessment challenge in statistics education. Amsterdam: IOS Press, 1997, p.107-121. Disponível em: https://iase-web.org/documents/book1/chapter09.pdf?1402524893. Acesso em: 01 jul. 2022.