A usabilidade em websites de bibliotecas

análise da interface digital do site da Biblioteca Nacional

Autores

  • Valdemir Almeida Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Alessandra dos Santos Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Yara Deyse Santos Amaral Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Alcimar da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Mércia Regina Andrade dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

Arquitetura da informação, Usabilidade, Design, Interface digital

Resumo

Aborda a temática da usabilidade no website da Biblioteca Nacional (BN) através de uma análise feita em sua interface digital realizado no mês de maio de 2022. O artigo foi desenvolvido pelos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) como requisito parcial de avaliação da disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação II (TIC); teve por finalidade investigar a eficácia e eficiência dos 4 grandes sistemas da Arquitetura da Informação (AI) utilizados na elaboração da interface do website da instituição. Como objetivo geral a pesquisa analisou a operabilidade e a usabilidade da interface do site da Biblioteca Nacional tendo como parâmetros os sistemas de busca, rotulação, navegação e organização. Como objetivos específicos: testar os sistemas interdependentes de busca, rotulação, organização e navegação visando a identificação de eventuais falhas que comprometam a funcionalidade do sistema. A metodologia empregada neste trabalho foi uma pesquisa básica, em relação aos objetivos possui caráter exploratório, abordagem utilizada é qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos tratou-se de pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos apontam para uma eventual atualização da interface digital do website da instituição para adequar-se à teoria da Arquitetura da Informação e proporcionar melhor usabilidade aos seus usuários.

Referências

AZEVEDO, L. V. N. Arquitetura da informação e o comércio eletrônico à luz das cinco leis de Ranganathan. Ensaio Geral, n. 2, p. 21-48, 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50632. Acesso em: 28 maio 2022.

BRITO, J. F.; MATIAS, M. Arquitetura da Informação e Princípios de Usabilidade: Proposta de um modelo de análise e desenvolvimento para websites de turismo LGBTQ. Pesq. Bras. em Ci. da Inf. e Bib., João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 077-086, 2018.Disponível em: https://scholar.archive.org/work/a22h2mqpxzhr3kxrt6htrgqjpa/access/wayback/https://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/download/40165/20556. Acesso em: 07 maio 2022.

DAHLBERG, I. Teoria do conceito. Ci. inf.: Rio de Janeiro, v.7, n.2, p.101- 107, 1978. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/115. Acesso em: 10 maio 2022.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). SOBRE A BN: Apresentação. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível: https://www.bn.gov.br/sobre-bn/apresentacao. Acesso em: 26 jun. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LORANGER, H.; NIELSEN, J. Usabilidade na web: Projetando Websites com qualidade. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

ROCHA, V. A. R.; BARBOSA, R. R.; AGANETTE, E. C. Usabilidade: um estudo de prática da arquitetura da informação em website. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], n. Especial, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37261. Acesso em: 22 abr. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios