Um olhar sob a perspectiva de gênero na Biblioteconomia

Região Centro-Oeste

Autores

  • Esdra Basilio Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Relações de gênero, Biblioteconomia, Identidade profissional

Resumo

Neste trabalho, apresento parte da pesquisa que está sendo desenvolvida no curso de doutoramento em história, onde busco problematizar as relações de gênero na área da biblioteconomia, precisamente na região Centro-Oeste do país. Acredito que a área de biblioteconomia compõe o hall de profissões ditas femininas, devido ao grande número de mulheres que exercem a profissão no Brasil. Com o propósito de compreender, a partir das vozes das bibliotecárias, as características e as percepções sobre a profissão, realizei entrevistas, e a partir das entrevistas construí uma análise sobre as relações de gênero no cotidiano das bibliotecas. Ressalto que foram entrevistadas mulheres que ocupam posições de destaque nas respectivas instituições: Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade de Rondonópolis; e tais instituições públicas foram escolhidas para a pesquisa por ofertarem o curso de graduação em Biblioteconomia. Utilizei como fonte bibliográfica de pesquisa a história da biblioteconomia e ainda as pesquisas que versam sobre a imagem e os estereótipos da bibliotecária e do bibliotecário cristalizados no imaginário da sociedade.

 

Referências

BORELLI, Andrea; MATTOS, Maria Izilda. Trabalho. In: COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antônio (orgs.). Dicionário crítico de gênero. 2. ed. Dourados, MS: UFGD. 2019. p.704 -708.

CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. OLIVEIRA, Ana Claudia D. C. Pelas mãos femininas de Lydia Sambaquy e Celia Zaher: As origens da CI brasileira. In: SILVA, Franciele Carneiro Garçês da; ROMERO, Nathalia Lima (Orgs.). O protagonismo da mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianopólis: ACB,2018. p. 17-44.

ESCALANTE, Isadora; MALLMANN, Patrícia; COUTINHO, Luciano. O

impacto do estereótipo de gênero sobre a mulher bibliotecária do século

XXI no Brasil. REBECIN, São Paulo, v. 8, edição especial, p. 01-12.

Disponível em: < https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/243>. Acesso em: 08 fev. 2022.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: editora Vozes, 2014.

LUCA, Tania Regina de. Práticas de pesquisa em história. São Paulo: Contexto, 2020.

FERREIRA, Maria Mary. O profissional da informação no mundo do trabalho e as relações de gênero. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 2, p. 189-201, ago. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tinf/a/b8fgrXCGZw83LwtjrL3LbcG/?lang=pt>. Acesso em 2 jun. 2021.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. São Paulo: Edusc, 2005.

PIRES, Hugo Avelar Cardoso. Relações de gênero e a profissão bibliotecária na contemporaneidade: panorama nacional e os motivos da entrada masculina em curso majoritariamente feminino. 2016. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-AE6MYV>. Acesso em: 22 de jan. 2022.

SCOTT Joan. Os usos e abusos do gênero. Projeto História. Trad. Ana Carolina E. C. Soares. São Paulo, n.45, p.327-351, dez.2012.

SOUTO, Leonardo Fernandes. Biblioteconomia em reflexão: cenários, práticas e perspectivas. In: O profissional da informação em tempos de mudanças. Campinas, SP: Editora Alínea. 2005.p. 29- 53.

WALTER, Maria Tereza Machado Teles; BAPTISTA, Sofia Galvão. A força dos estereótipos na construção da imagem profissional dos bibliotecários. Informação & Sociedade: Estudos. n. 3. v. 17, p. 27-38. set./dez. 2007.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional