Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e extensão universitária

ações desenvolvidas no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas

Autores

  • Marcos Aurelio Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Livia Aparecida Ferreira Lenzi Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Extensão universitária, Objetivos de desenvolvimento sustentável, Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas

Resumo

A sociedade contemporânea encontra-se em um contexto desafiador, permeada por questões entre as quais se destacam: ambientais, politicas, educacionais, econômicas, culturais, entre outras. A Agenda 2030, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas, é um plano de nível global, para que se possa atingir em 2030 um mundo mais favorável para todos(as) cidadãos(ãs).  Vários atores sociais são convocados a participar desta empreitada. Neste sentido, destaca-se a universidade como um ambiente propício para promover a Agenda 2030, notadamente por meio de um dos seus pilares, a extensão universitária. Logo, o objetivo deste trabalho configura-se em analisar a relação entre as ações extensionistas (projetos) desenvolvidas pelo Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, estabeleceu-se uma metodologia condizente com a proposta do trabalho: pesquisa descritiva, estudo de caso e, como instrumento de coleta de dados, a pesquisa documental. De um total de 15 projetos de extensão recuperados, foram analisados seis, considerando como recorte as datas de aprovação e implementação da Agenda 2030. Deste quantitativo, constatou-se que apresentaram uma inter-relação precisa e inexorável com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Referências

ALMEIDA FILHO, N. Universidade Nova no Brasil. In: SANTOS, B.S.; ALMEIDA FILHO, N. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra, Outubro, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/8VFRZHhVh83YXPTRXbwQgbw/?lang=pt. Acesso em: 06 julho 2022.

ARRUDA, J.R. Extensão universitária na Universidade Federal de Viçosa (UFV): trajetória, avanços e desafios a partir da instituição do PROEXT. Dissertação. (Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional PROFIAP/UFV). Universidade Federal de Viçosa, 2018.

BELLUZZO, R.C.B. Competência em informação (CoInfo) e midiática: inter-relação com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sob a ótica da educação contemporânea. Folha de Rosto. v. 4, n. 1, p. 15-24, jan./jun., 2018. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/289/244. Acesso em: 07 julho 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de janeiro 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. Brasília: Diário Oficial da União, 2018.

CALDERÓN, A.I. Doze Premissas para a construção e uma política institucional de

Responsabilidade Social nas IES. Revista Responsabilidade Social, ano 3, n. 3, jun. 2007.

COELHO, G.C. O papel pedagógico da extensão universitária. Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 11-24, jul. / dez. 2014.

CORBARI, S.D.; DORADO, A.; KNIESS, C.T.; FREITAS, L. O papel das instituições de ensino superior no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/artigos-digitais/o-papel-das-instituicoes-de-ensino-superior-no-alcance-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods. Acessado em: 06 jun. 2022.

DUMONT, L.M.M. (Org.). Leitor e leitura na Ciência da Informação: diálogos, fundamentos, perspectivas. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2020.

FAILLA, Z. (org.). Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Instituto Pró Livro, 2012.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

FORPROEX – Fórum dos Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. 1987. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos/Encontro-Nacional/1987-IEncontro-Nacional-do-FORPROEX. Acesso em: 10 maio 2022.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

OLIVEIRA, M. Origens e evolução da Ciência da Informação. In: OLIVEIRA, M. (coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 9-28.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. [s.l.]: ONU, 2015.

TAKAHASHI, L.B.D.R. Gestão universitária frente à inovação: estudo empírico

no HU/UFSC. Belo Horizonte (MG). Revista de Administração Hospitalar e

Inovação em Saúde (RAHIS), v. 11 n. 3, p. 190-204, 2014. Disponível em:

<http://www.spell.org.br/documentos/ver/31854/gestao-universitaria-frente-a-inovacao--estudo-empirico-no-hu-ufsc>. Acesso em: 1 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Curso de Biblioteconomia. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia ajustado ao Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. Maceió, 2019. Disponível em: Biblioteconomia — Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ufal.br). Acesso em: 07 julho 2022.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional