O desenvolver da competência em informação como estratégia da prevenção do vazio existencial na comunidade perspectivas da logoteoria

Autores

  • Poliana Fragatti Cristovam Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação
  • Noely Cibeli dos Santos

Palavras-chave:

Logoteoria, Competência em informação, Mediação de leitura

Resumo

Compreende-se que na contemporaneidade vivemos num momento de grande turbulência informacional, decorrente do avanço tecnológico e a web cada vez mais de fácil acesso. Vive-se um contexto crítico de carência de valores, gerando um grande vazio existencial, sendo necessários meios de reflexão sobre o viver e o desenvolvimento da competência existencial, para que a vida tenha sentido. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento da competência em informação como estratégia da prevenção do vazio existencial na comunidade na perspectiva da Logoteoria e Análise Existencial. Método: Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas no Chá Filosófico, um evento do grupo de Estudos em Logoteoria e Análise Existencial e conta com a participação de alunos e funcionários da instituição a qual o grupo pertence e convidados externos. Durante a programação tem-se discussões em grupos por meio de dinâmicas e explanações teóricas, além de recursos audiovisuais orientados pelos pressupostos da Logoteoria e Análise Existencial. Os participantes realizam produções e como forma de sociabilização, compartilham suas inferências com a coletividade, expondo suas opiniões e compreensão das temáticas discutidas. Resultados: A partir da análise das avaliações, das produções, do relato dos coordenadores do Núcleo de Apoio e Estímulo à Permanência e a procura dos participantes pelos membros do Grupo de Estudo para compartilharem o seu crescimento e buscar mais leituras, podemos constatar que ao proporcionar um contato com a Logoteoria e Análise Existencial o evento favoreceu a reflexão sobre o sentido da vida.

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões