Multidimensionalidade da ciência e as iniciativas dos observatórios de Covid-19
Palavras-chave:
Multidimensionalidade da Ciência, Observatórios, Covid-19Resumo
Diversos problemas estudados pela ciência têm se caracterizado por sua complexidade e multidimensionalidade. A pandemia da Covid-19 é um exemplo dessa realidade. Os pesquisadores, para encontrar soluções para essa demanda, necessitam de informações e lentes teóricas de diferentes áreas do conhecimento. Em decorrência desse problema multifacetado, houve um movimento de criação de observatórios voltados a instrumentalizar pesquisadores, tomadores de decisão, gestores e a população no enfrentamento desse desafio. O objetivo deste estudo é identificar as iniciativas brasileiras de criação de observatórios durante a pandemia da Covid-19, investigando suas diferentes abordagens visando mapear a multidimensionalidade do domínio da Covid-19 no Brasil. A metodologia adotada é exploratória e descritiva e sua análise é quantitativa. Foram encontrados 36 observatórios, destes 19 são vinculados a instituições de ensino, voltados para monitoramento, questões sociais, econômicas, geográficas, minorias e informacionais.
Referências
ALVARENGA, A. T. de; SOMMERMAN, A.; ALVAREZ, A. M. de S. Congressos internacionais sobre transdisciplinaridade: reflexões sobre emergências e convergências de ideias e ideais na direção de uma nova ciência moderna. Saúde e Sociedade, v.14, n.3, p.9-29, set-dez 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902005000300003 Acesso em 28 dez. 2020.
BIOLCHINI,J.; GOMES, E.A.; DIAS, E. C. F.; FIGUEIREDO, T. Coping With the Infodemic With Scientific Knowledge Management: A Case Study of COVID-19 Scientific Evidence Observatory In: MAGALHÃES, J. L.; HARTZ, Z.; JAMIL, G. L.; SILVEIRA, H.; JAMIL, L.C. Handbook of Research on Essential Information Approaches to Aiding Global Health in the One Health Context. Hershey, PA: IGI Global, 2022.
BATISTA, A. D.; PACHECO, R. C. S.; DUARTE, K. B.; SELL, D.; MARCHEZAN, M.A. Observatórios de Conhecimento: conceitualização e perspectivas de aplicação na gestão do conhecimento. Revista Produção em Foco, v.7, n.1, p.50-63, 2017.
DESCARTES, R. Discurso do método. Porto Alegre: L&PM Editores, 2004.
KLEIN, J. A taxonomy of interdisciplinary. IN: FRODEMAN, Robert (ed.). The Oxford Handbook of interdisciplinarity. New York: Oxford University Press, 2010. p. 15-30
LÓPEZ-HUERTAS, M. Gestón del conocimiento multidimensional em los sistemas de organización del conocimiento. In: CONGRESO ISKO-ESPAÑA, 8., 2007, León. Actas del [...]. Espanha: Universidad de León, Servicio de Publicaciones, 2007. Tema: La interdisciplinaridade y la transdisciplinaridad em la organización del conocimento científico. p. 1-26. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2532792> Acesso em 24 mai. 2020.
______. Reflexions on Multidimensional Knowledge: its influence on the foundation of Knowledge Organization. Knowledge Organization, Germany, v. 40, n. 6, 2013.
MACÊDO, D. J.; MARICATO, J.de M.; SHINTAKU, M. Observatórios: reflexões sobre os conceitos e aplicações em Ciência, Tecnologia e Inovação e relações com a Ciência da Informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1395/1239 Acesso em: 07 jul. 2022.
MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir machado da (Orgs.). Para navegar no século XXI: Tecnologias do Imaginário e Cibercultura. Porto Alegre: Sulina/ EDPECRS, 2003.
______. Introdução ao pensamento complexo. 5.ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PACHECO, R. C. S., BATISTA, A.D. Inventário de Competências de Software no Brasil. Livro Softex - Capítulo II – Observatórios de informação e conhecimento, 2016.
POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras, v. 10, n.1, p. 9-40, 1. Sem. 2008. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141 Acesso em 11 mai. 2019
ZIMAN, J. M. A força do conhecimento. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1981.