A indissociabilidade da formação do leitor na biblioteca infantil e a liberdade informacional como categoria de análise central:

limites e possibilidades

Autores

  • Leandro Martins Cota Busquet Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Biblioteca infantil, Formação do leitor, Cidadania, Construtivismo, Liberdade informacional

Resumo

O presente trabalho dentro do campo educacional tem como objeto de estudos o trabalho realizado dentro da biblioteca infantil do Colégio Universitário (COLUNI), da Universidade Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. A fim de se evidenciar a importância da leitura na construção da cidadania em idade pueril, coloca-se em relevo o trabalho social e informativo do bibliotecário e a participação das crianças em atividades desenvolvidas dentro desse espaço. A partir disso, nosso exposto baseia-se, principalmente, no construtivismo de Jean Piaget (1970; 1998) e nos direitos elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990). Esse aporte teórico foi de fundamental importância para pautarmos as atividades no método de observação não estruturado que envolveu o ato de olhar, observar e escutar que, de forma diferenciada e específica, demonstrou reações e atitudes diversas. Ademais, nosso estudo permitiu que discussões fossem levantadas, tais como o acesso de todos à leitura, sem quaisquer tipos de preconceitos. A fim de comprovarmos nosso objetivo, a formação de leitores críticos e reflexivos, trouxemos dados como horário de atendimento, frequência e permanência das crianças no locus. Sabe-se que mais reflexões acerca de uma transformação societária são imperiosas, contudo buscou-se evidenciar a importância de futuros formadores de opinião.

 

Referências

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Publicado

10-10-2022