Acessibilidade

melhorias nas práticas diárias

Autores

  • Paloma Rodrigues Moreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Bibliotecas PUC-Rio, Pessoa com deficiência, Acessibilidade em bibliotecas, Necessidades especiais

Resumo

A acessibilidade é uma necessidade. Diariamente pessoas com necessidades especiais precisam transpor diversas barreiras, inclusive na realização de atividades simples do cotidiano. A função da biblioteca é ser disseminadora do conhecimento, armazenadora da informação e, além disso, precisa permitir o acesso a todos os usuários, com intuito de tornar o ambiente acessível. Este estudo aborda as atividades facilitadoras para os usuários que utilizam a Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio e tem como objetivo apresentar os serviços, recursos e espaços disponíveis. A pesquisa tem caráter bibliográfico e descritivo e, dentre alguns aspectos mostra como uma sociedade se torna e se mantém inclusiva através das boas práticas inseridas em sua rotina como um todo.  As Bibliotecas da PUC-Rio tentam se manter atuantes no incentivo à independência dos usuários com deficiência e disponibilizam serviços, recursos e espaços para que as atividades sejam realizadas de forma inclusiva e com resultados satisfatórios.

Referências

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de junho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 2015a.

CARVALHO, Isabel Cristina Louzada; KANISKI, Ana Lúcia. A sociedade do conhecimento e o acesso à informação: para que e para quem? Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 33-39, set./dez. 2000.

CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito a deficiência. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.

GLAT, R. (Org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2.ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

IFLA. Federação Internacional de Bibliotecas e Instituições. Bibliotecas para cegos na era da informação: diretrizes para o desenvolvimento. Editado por Rosemary Kavanagh e Beatrice Christensen Skold. Trad. De Maria Cleofas Faggion Alencar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. 99 p. (Relátorio Profissional, 86).

MOREIRA, Paloma Rodrigues. Acessibilidade nas Bibliotecas PUC-Rio: inclusão e autonomia. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, XXI, 2020, Goiânia. Anais... Goiânia: SNBU, 2022. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20307. acesso em: 7 de jul.2022.

SILVA, E. L. da; CUNHA, M. V. da. A formação profissional no século XXI: desafios e

dilemas. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 77-82, set./dez. 2002.

Downloads

Publicado

10-10-2022