A biblioteca escolar como pauta de reivindicação popular no Brasil

Autores

  • Valéria Aparecida Bari Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Biblioteconomia, Educação, Prática Política

Resumo

A presente comunicação científica discorre sobre a biblioteca escolar como pauta de reivindicação popular no Brasil, verificando que a imagem desta unidade de informação coopera para a perpetuação de sua invisibilidade social. Ao examinarmos as alçadas externas à essas comunidades discursivas, a biblioteca escolar encontra-se fora da visibilidade dos direitos, desejos e necessidades informacionais da comunidade escolar brasileira. A ideia defendida nesta comunicação, com base nas evidências coletadas, na documentação e estudos sobre o fenômeno e as vivências em campo pela autora, ao longo dos últimos trinta anos de exercício profissional, denotam que existe um território a ser conquistado: fazer com que a biblioteca escolar (com acervo, tecnologias e a pessoa bibliotecária) integre a pauta de reivindicação popular no Brasil, como direito inerente às crianças, adolescentes e adultos em processo de educação forma, e dever do Estado. É prioritário que a universalização da biblioteca escolar seja integrada às prioridades de Advocacy da Biblioteconomia. Como metodologia, a pesquisa foi aplicada, com objetivos descritivos e explicativos, procedimentos bibliográficos e discussão “ex-post-facto”. Como principais resultados, coletados e analisados durante a pesquisa, verificou-se que, no Brasil, são mais produzidas diretrizes, legislações e políticas do que propriamente ações de regulamentação, parametrização, implantação e concretização da biblioteca escolar. Na discussão, por meio da análise de causas e consequências, verificou-se que a comunidade escolar não se reconhece como pertencente à discussão, assim como o profissional bibliotecário, e os prejudicados são os alunos, professores e equipe escolar, cujo significado de suas práticas se perde no pragmatismo e na tecnocracia. Concluiu-se que, na edificação da universalização da biblioteca escolar no Brasil, dois caminhos são apontados para que isso aconteça: proporcionar experiências mais dinâmicas, inclusivas e de desenho universal e criar possibilidades de contato com o conhecimentos e suas fontes, para além dos conteúdos programáticos. Para trilhar esses caminhos, a comunidade escolar precisa inserir a biblioteca escolar em sua pauta de reivindicação e trabalhar politicamente pela adesão da sociedade a este pleito, apoiando igualmente a presença da pessoa bibliotecária no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Valéria Aparecida Bari, Universidade Federal de Sergipe

Líder do Grupo PLENA (https://www.facebook.com/plenacnpqufs/)

Docente do Departamento de Ciência da Informação DCI/CCSA/UFS (http://ccsa.ufs.br/pagina/20168-departamento-de-ciencia-da-informacao)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFS (http://ppgci.ufs.br/pagina/20819)

Editora da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura (https://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro)

Membro da Comissão Coordenadora do programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (COMPIBIC/UFS) e Comissão de Pesquisa (COMPQ/UFS)

Membro do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) - 19 Gestão (2022-2024)

Membro da Comissão de Estudos de Documentação  ABNT/CE-014:000.001

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0106962520738975 

ORCID ID 0000-0003-2871-5780

(79) 9-9999-3562 - Celular Claro + Whatsapp

Referências

BAÇÃ, Dandara. Críticas sinceras à campanha “sou biblioteca escolar”. Biblioo: Cultura Informacional. 7 jul. 2022. Disponível em: https://biblioo.info/criticas-sinceras-a-campanha-sou-biblioteca-escolar/. Acesso em: 08 jul. 2022.

BRAYNER, Cristian. O bibliotecário brasileiro é um alienado político? Biblioo: Cultura Informacional. 27 fev. 2019. Disponível em: https://biblioo.info/o-bibliotecario-brasileiro-e-um-alienado-politico/. Acesso em: 08 jul. 2022.

CAMPELLO, Bernadete (coord.). Biblioteca Escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para Bibliotecas Escolares. Campinas: GEBE, Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais/Autêntica, 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/7582682-Biblioteca-escolar-como-espaco-de-producao-do-conhecimento.html. Acesso em: 25 de novembro de 2012.

FREIRE, José Ribamar Bessa. Escolas brasileiras jogam livros no lixo. Jusbrasil. Disponível em: https://carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/131353928/escolas-brasileiras-jogam-livros-no-lixo. Acesso em 25 jun. 2022.

PAULA, Chico de. Qual o papel do(a) Bibliotecário(a) na sociedade brasileira atual? Biblioo: Cultura Informacional. 12 de março de 2021. Disponível em: https:// https://biblioo.info/qual-o-papel-doa-bibliotecarioa-na-sociedade-brasileira-atual/. Acesso em: 23 maio 2021.

IFLA, INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INTITUTIONS. Manifesto IFLA/ UNESCO para biblioteca escolar. Tradução Neusa Dias de Macedo. São Paulo: IFLA, 2000. Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 08 jul. 2022.

MACEDO, Neusa Dias de (org.). Biblioteca escolar brasileira: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: Editora SENAC, 2005. 446 p.

SANTOS, Jailson Hilário dos; BARI, Valéria Aparecida. Avaliação de Bibliotecas escolares por meio de instrumentos de parametrização, para aprimoramento de políticas públicas. XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD). São Paulo: FEBAB, 22 a 24 de julho de 2015. Anais... Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/1244. Acesso em: 08 jul. 2022.

SOUZA, Débora Santos de Oliveira. Esboço histórico da Biblioteca Escolar no Brasil Colônia. Pesq. Bras. em Ci. da Inf. e Bib., João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 27-34, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/150705. Acesso em 8 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022