Biblioteca escolar como espaço de cultura

um relato de experiência

Autores

  • Lorena Jeanne Nolasco Demetrio não consta

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Cultura popular, Mediação cultural

Resumo

A mediação cultural é uma oportunidade de trazer uma relação que valoriza o encontro entre os alunos com outras formas de arte e cultura que provoca e estimula diversos tipos de sensações, sentidos e sentimentos. O objetivo desse projeto foi otimizar e expandir o uso da biblioteca não somente como espaço de empréstimos de livros, leituras e pesquisa, mas também como um espaço cultural com a ideia de mostrar outras possibilidades do uso da biblioteca para os alunos e utilizar ao máximo todo seu espaço físico.

Referências

DAYRELL, Juarez T. A Educação do aluno trabalhador: uma abordagem alternativa, Educação em Revista. B.H.(15):21-29. Jun 1992.

Diretrizes da IFLA/UNESCO para bibliotecas escolares. 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school- library-guidelines/school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 07 jul. 2022.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? São Paulo: Brasiliense, 2006.

EZPELETA, Justa & ROCKWELL. Pesquisa participante. SP: Cortez Ed., 1986.

CALDIN, Clarice Fortkamp. Reflexões acerca do papel do bibliotecário de biblioteca escolar p. 163-168. Revista Acb, v. 10, n. 2, p. 163-168, 2005. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/431. Acesso em: 07 jul. 2022.

PAJEÚ, Hélio Márcio; DE ALMEIDA, Arthur Henrique Feijó. A mediação cultural na biblioteca escolar e o bibliotecário infoeducador. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, 2020. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8660541. Acesso em: 07 jul. 2022.

BARI, Valéria Aparecida; BISPO, Isis Carolina Garcia; SANTOS, Melânia Lima. A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 49-56, 2018. https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10211. Acesso em: 07 jul. 2022

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional