Biblioteca Clóvis Vergara Marques
história e memórias
Palavras-chave:
Biblioteca Clóvis Vergara Marques – História., Bibliotecas-Historia oral, Bibliotecas-História institucionalResumo
Este artigo se alinha com a abordagem apresentada nesta edição do 29º Congresso de Biblioteconomia e Documentação, presente na meta quatro: Educação de Qualidade, dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS4) propostos pela ONU. Nestes pressupostos está inclusa a Biblioteca e sua importância na formatação de uma instituição de ensino. Este estudo resultou de uma pesquisa histórica, com abordagem qualitativa defendida na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), se utilizou de fontes documentais e de fontes orais para desvendar as intenções que levaram seu Diretor, Professor Clóvis Vergara Marques, na segunda metade do Século passado a empreender esforços para constituir uma Biblioteca na Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assim como, as estratégias que utilizou para reunir consigo comunidade, educadores e educandos na busca da concretização deste sonho.
Referências
ALMEIDA, Maria Alice Junqueira de. Aprendizagem pós- pandemia. Futura 2022. Entrevista. Disponível em: https://www.futura.org.br/mais-do-que-recuperar-e-preciso-potencializar-a-aprendizagem-dos-estudantes-pos-pandemia/?print=1. Acesso em: 06 jun. 2022,
ESCOLA SUPERIOR DE COMERCIO ANEXA A FACULDADE DE DIREITO DE PORTO ALEGRE. Regimento Interno. Aprovado pela Congregação da Faculdade de Direito em 16 de outubro de 1933. 14 fl. Conjunto de documentos, 1933.li
FEIJÓ, Suzinara da Rosa. Biblioteca Clóvis Vergara Marques: histórias e memórias de servidores (1961-1982). 116 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-graduação em Gestão de Unidades de Informação, Florianópolis, 2017. Disponível: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00003a/00003a7c.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.
FREITAS, Ana Lúcia de. Pedagogia dos sonhos: a arte de tornar possível o impossível. In: Freire, Paulo. Pedagogia dos sonhos. São Paulo: UNESP,2001.
FREITAS, Sônia Maria de. História oral: possibilidades e procedimentos. 2. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: UNICAMP, 1990. Disponível em: <http://memorial.trt11.jus.br/wp-content/uploads/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2022.
MEIHY,José Carlos Sebe B. ; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
NEVES, I. C. B. Pesquisa escolar nas séries iniciais do ensino fundamental em porto alegre, rs: bases para um desempenho interativo entre sala de aula e biblioteca escolar. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, v. 8, n. 1, 2000. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/99828. Acesso em: 06 jul. 2022.
ESTRATÉGIA ODS. Missão 2030: nova campanha da Estratégia ODS reforça as ações necessárias para atingir as metas dos ODS na década da ação. Disponível em: https://www.estrategiaods.org.br/conheca-os-ods/. Acesso em: 07 jul. 2022.
RUPPELT, Georg. Crisis y nuevos comienzos: las bibliotecas alenanas a comienzos del Siglo XXI. In: SEEFELDT,Jürgen; SYRÉ, Ludger. Puertas abiertas al pasado y al futuro. 2. ed. rev. Hildeshein: Georg Olms Verlag, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Escola Técnica de Comércio. Projeto para implantação da Biblioteca da E.T.C. 6 fl. Setembro de 1982 .
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Escola Técnica de Comércio. Ofício nº 169. Porto Alegre, 13 de outubro de 1982.