Bibliotecas como ambientes de luta e de discussão pela redução das desigualdades, inclusão e o empoderamento de minorias

acesso e oportunidades para todos

Autores

  • Isabel Cristina dos Santos Diniz universidade federal do maranhão

Palavras-chave:

Diversidade humana, Educação tutorial, Ensino de Biblioteconomia

Resumo

Descreve as ações a serem realizadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para o período de maio de 2022 a dezembro de 2024, com a proposta intitulada: “Bibliotecas como ambientes de luta e de discussão para a redução das desigualdades, inclusão e empoderamento de minorias: acesso e oportunidades para todos”. Reflete-se sobre a importância deste PET no apoio ao ensino-aprendizagem nos eixos de ensino, pesquisa, extensão do referido curso, reafirmando as ações anteriores e dando continuidade às ações desenvolvidas, que também podem ser aperfeiçoadas. A atual proposta está alicerçada no Plano Político Pedagógico (PPP) do curso de Biblioteconomia, articulada principalmente com o Eixo I: Biblioteconomia e Ciências Interdisciplinares, além de perpassar os outros dois que são: Eixo II: Construção das práticas profissionais e Eixo III: Construção da prática de pesquisa e atividades profissionais. Esta proposta prioriza a formação de bibliotecários com posicionamento crítico frente às situações adversas, como eventos de preconceito e discriminação, e atitudes capacitistas praticadas por pessoas que os cercam, cuja autoria talvez lhes diga respeito em alguma medida. Apresenta-se as atividades que levarão os doze petianos deste Programa a adquirirem experiências para atuarem no mercado em prol da diversidade: PROJETO DE PESQUISA: Egressos do PET/Bibliotecomomia: inserção profissional, influência do Programa e sua atuação perante a diversidade humana; PROJETO DE PESQUISA: Biblioterapia Aplicada a Idosos: um estudo na Associação das Senhoras da Caridade São Vicente de Paulo; PROJETO DE PESQUISA: Bibliotecas, literatura e leitura no contexto das pessoas LBGTQ+; PROJETO DE PESQUISA: Trato pedagógico da informação étnico-racial em bibliotecas: orientações e ações; PROJETO DE PESQUISA: Empoderamento e protagonismo do bibliotecário com deficiência nas bibliotecas brasileiras; PROJETO DE PESQUISA: Culturas indígenas no âmbito do acervo da Biblioteca Pública Benedito Leite; ATIVIDADE DE PESQUISA: PET/Biblioteconomia e produção de artigos para a Revista BIBLIOMAR; Título da Atividade: AÇÕES DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E CULTURAL: participação em eventos científicos; Título da Atividade: PROJETO DE EXTENSÃO: Bibliotecas, Bibliotecários, Ciência e Informação: socializando as práticas profissionais;Título da Atividade: PROJETO DE EXTENSÃO: Formação de Discente Pesquisador; Título da Atividade: Projeto de Extensão: Semana de Monteiro Lobato e Natal com Leitura: espalhando livros e leituras nas comunidades de São Luís; Título da Atividade: ATIVIDADE DE ENSINO: Seminários Internos e Externos; Título da Atividade: ATIVIDADES DE ENSINO: promoção de minicursos e oficinas; Título da Atividade: Ações de Integração Acadêmica e Cultural: exibição de filmes; Título da Atividade: Ações de Integração Acadêmica e Cultural: visitas técnicas; Título da Atividade: Manuntenção das redes sociais do PET/Biblioteconomia: interação e trocas na construção do conhecimento; Título da Atividade: Memorial do PET/Biblioteconomia: resgantando a história de interação, trocas e construção do conhecimento; e Título da Atividade: Plantão PET/Biblioteconomia. A metodologia de trabalho será bem diversificada, priorizando a natureza de cada atividade. Os resultados/produtos esperados com todas as atividades favorecem melhorias para o curso, para a Educação, para a sociedade, além de permitir a socialização dos resultados de toda a produção científica em publicações, etc. Além disso, almeja-se ainda que os petianos possam ter sempre a garantia do auxílio e da presença marcante da tutora no andamento e desenvolvimento de toda e qualquer atividade do Programa, possibilitando a troca de ideias e experiências; elaborar relatórios e artigos técnico-científicos; elaborar artigos para submeter à Revista BIBLIOMAR; contribuir com os estudos e reflexões sobre as temáticas abordadas; e desenvolver novas metodologias de trabalho e estudo.

Referências

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Publicado

10-10-2022