O papel social da biblioteca universitária
perceções dos bibliotecários do SIB-UFRPE sobre ações afirmativas para inclusão de estudantes indígenas e quilombolas
Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Ações afirmativas, Comunidade indígena, Comunidade quilombolaResumo
A pesquisa teve como objetivo traçar interesses no campo das ações afirmativas refletindo sobre a posição dos bibliotecários do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE na inserção de estudantes indígenas e quilombolas a partir do papel social da biblioteca universitária. Pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, de níveis descritivos e exploratórios, extraídos principalmente de fontes primárias. Os dados coletados por meio da aplicação do instrumento questionário (perguntas abertas e fechadas). A técnica de fundamentação metodológica usada foi a Análise de Conteúdo, especificamente a análise de conteúdo categorial ancorada proposta da autora Lawrence Bardin. O caráter exploratório da pesquisa se dá justamente na busca de compreender o que existe e como trabalhar a partir dessas percepções. Mas, considera-se aqui que a proposta do trabalho foi cumprida. Incentivar outros trabalhos, em locais diferentes com metodologia semelhante ou no mesmo local, mas com uma abordagem mais intervencionista. Tema que cabe mais estudos e muitas intervenções, visto que o abismo social que fomenta a desigualdade efetiva só pode ter sua distância minimizada através da educação.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
BRASIL. Lei n. 5.465, de 3 de julho de 1968. Dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos ensino agrícola, Brasília, DF. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5465-3-julho-1968-358564-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 out. 2021.
GERLIN, Meri Nadia Marques; FRAGA, Aline Nunes; ROSEMBERG, Dulcinea Sarmento. A biblioteca pública na sociedade multicultural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis, SC. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis, SC: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento E Ciência da Informação, 2013. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/1272 . Acesso em: 20 set. 2021.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas. IFLA, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf . Acesso em: 02 out. 2021.
MATTOS, Ana Maria. Análise de citações de teses como apoio à tomada de decisão no desenvolvimento de coleções de bibliotecas universitárias. Perspectivas em ciências de informação, v.14, n.2, p.239, maio/ago. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23627 . Acesso em: nov. 2021.
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.117, p.197-217, nov. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/NcPqxNQ6DmmQ6c8h4ngfMVx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 out. 2021.
OLIVEIRA, Antônio José Barbosa de; CRANCH, Daniela Carvalho. O papel da biblioteca universitária como espaço de afiliação estudantil e o bibliotecário como educador e agente inclusivo. Informação & Sociedade, João Pessoa, v.27, n.2, p. 35-47, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32654/18343. Acesso em: 24 out. 2021.
RIO DE JANEIRO. Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa. Universidade Estadual do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação. O que são ações afirmativas? [2016]. Disponível em: http://gemaa.iesp.uerj.br/o-que-sao-acoes-afirmativas/. Acesso em: 14 set. 2021.
SANTA ANNA, Jorge. A biblioteca universitária e sua intervenção no contexto social: fomentando práticas multifuncionais. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 449–469, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/8337 . Acesso em: 2 out. 2021.
SANTA ANNA, Jorge; PEREIRA, Gleice; CAMPOS, Suelen de Oliveira. Compartilhamento de informações e conhecimentos em biblioteca universitária: cooperação interbibliotecária em face das novas tecnologias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 170-184, ago. 2015. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/986. Acesso em: 14 set. 2021.
SOUZA, Arnaldo Santos de. Ações afirmativas: origens, conceitos, objetivos e modalidades. In: SEMANA DE MOBIBLIZAÇÃO CIENTÍFICA, 8., Salvador, BA. Anais [...]. Salvador, BA, 2005. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/2356/1/A%C3%A7%C3%B5es%20afirmativas.pdf. Acesso em: 01 out. 2021.