O papel social da biblioteca universitária

perceções dos bibliotecários do SIB-UFRPE sobre ações afirmativas para inclusão de estudantes indígenas e quilombolas

Autores

  • Sílvia Letícia da Silva Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodolfo Araújo de Moraes Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José de Lima Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Wellita Bezerra dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Debora Nathalia Araujo Vilela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Ações afirmativas, Comunidade indígena, Comunidade quilombola

Resumo

A pesquisa teve como objetivo traçar interesses no campo das ações afirmativas refletindo sobre a posição dos bibliotecários do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE na inserção de estudantes indígenas e quilombolas a partir do papel social da biblioteca universitária. Pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, de níveis descritivos e exploratórios, extraídos principalmente de fontes primárias. Os dados coletados por meio da aplicação do instrumento questionário (perguntas abertas e fechadas). A técnica de fundamentação metodológica usada foi a Análise de Conteúdo, especificamente a análise de conteúdo categorial ancorada proposta da autora Lawrence Bardin. O caráter exploratório da pesquisa se dá justamente na busca de compreender o que existe e como trabalhar a partir dessas percepções. Mas, considera-se aqui que a proposta do trabalho foi cumprida. Incentivar outros trabalhos, em locais diferentes com metodologia semelhante ou no mesmo local, mas com uma abordagem mais intervencionista. Tema que cabe mais estudos e muitas intervenções, visto que o abismo social que fomenta a desigualdade efetiva só pode ter sua distância minimizada através da educação.

 

Biografia do Autor

Sílvia Letícia da Silva Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância na UFRPE. Possui especialização em M.B.A em Gestão de Serviços pela Universidade de Pernambuco, Faculdade Ciências da Administração de Pernambuco - FCAP (2014) e graduação em Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Coordenou a Biblioteca Vanete Almeida da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, no período (final de 2016 a 2017). Atualmente é Bibliotecária-Documentalista da Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade lotada na Sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui experiência na área de Ciência da Informação com ênfase em Biblioteconomia, Normalização, Catalogação (processamento técnico), Pesquisa Bibliográfica, Serviço de Referência, Organização de Acervos bibliográficos, Arquivologia, Conservação de Acervos bibliográficos, Conhecimento em RI (Repositório Institucional), Ação Cultural em Bibliotecas, Recebimento de Avaliação do MEC em bibliotecas universitárias, Gestão de Equipes, atuando nos seguintes temas: Organização de Bibliotecas, Administração de Serviços, Gerenciamento de informação acadêmica, Preservação de Acervos (físicos e digitais), Educação Superior.

Rodolfo Araújo de Moraes Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Titular da área de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Departamento de Administração-UFRPE-DADM). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Curso de Especialização em Análise e Elaboração de Projetos Econômicos (CENDEC /IPEA), Mestrado (Master) em Administração - Option en Systèmes dInformation et Decision - pela Université des Sciences Sociales de Grenoble, Doutorado em Administração pela Université des Sciences Sociales de Grenoble II - IAE /Institut dAdministration des Entreprises/ Grenoble - France). Pós-Doutorado em Administração e Gestão Territorial pela Université Pierre Mendes France - UPMF no período de julho de 2008 à julho de 2009. Tem experiência na área de Administração atuando nos seguintes seguimentos: administração estratégica, gestão do conhecimento, administração de sistema de informação, gestão territorial e governança local.

José de Lima Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Titular da Área de Administração Aplicada do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), especialização em engenharia econômica pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), especialização em capacitação pedagógica do docente universitário pela UFRPE (1989), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992), área de concentração em manejo florestal e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), na área de concentração em economia e política florestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Economia e administração Florestal, Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, políticas públicas, Gestão da educação, Educação a distância, Responsabilidade sócio-ambiental, inclusão social. Exerceu a Direção do Departamento de Letras e Ciências Humanas (UFRPE) e do Departamento de Administração (UFRPE). Organizador de Livro em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Editora Atlas. Atuou como coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, do curso de pós-graduação em gestão e Política Ambiental ( especialização ) e do Bacharelado em Administração Pública na modalidade de educação a distância - Unidade acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia -Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR - UFRPE e atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância - Mestrado - UFRPE. Ainda integra o corpo docente do Mestrado profissional em Administração Pública, da Rede PROFIAP - UFRPE. Atualmente é coordenador do PROFIAP/UFRPE (Mestrado Profissional em Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP).

Maria Wellita Bezerra dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). É especialista em História do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é bibliotecária/documentalista da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife e Mestranda do Programam de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão Pública.

Debora Nathalia Araujo Vilela, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (UFRPE). Pós-graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior (UNINABUCO). Possui formação para atuação como Consultora Educacional pelo Mercado EaD (2021). Aprovada na Avaliação de Habilidades de Instrutor(a) do Google for Education (2021-2024). Tecnóloga em Fundamentos Jurídicos (UNITINS).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Lei n. 5.465, de 3 de julho de 1968. Dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos ensino agrícola, Brasília, DF. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5465-3-julho-1968-358564-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 out. 2021.

GERLIN, Meri Nadia Marques; FRAGA, Aline Nunes; ROSEMBERG, Dulcinea Sarmento. A biblioteca pública na sociedade multicultural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis, SC. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis, SC: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento E Ciência da Informação, 2013. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/1272 . Acesso em: 20 set. 2021.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas. IFLA, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf . Acesso em: 02 out. 2021.

MATTOS, Ana Maria. Análise de citações de teses como apoio à tomada de decisão no desenvolvimento de coleções de bibliotecas universitárias. Perspectivas em ciências de informação, v.14, n.2, p.239, maio/ago. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23627 . Acesso em: nov. 2021.

MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.117, p.197-217, nov. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/NcPqxNQ6DmmQ6c8h4ngfMVx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 out. 2021.

OLIVEIRA, Antônio José Barbosa de; CRANCH, Daniela Carvalho. O papel da biblioteca universitária como espaço de afiliação estudantil e o bibliotecário como educador e agente inclusivo. Informação & Sociedade, João Pessoa, v.27, n.2, p. 35-47, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32654/18343. Acesso em: 24 out. 2021.

RIO DE JANEIRO. Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa. Universidade Estadual do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação. O que são ações afirmativas? [2016]. Disponível em: http://gemaa.iesp.uerj.br/o-que-sao-acoes-afirmativas/. Acesso em: 14 set. 2021.

SANTA ANNA, Jorge. A biblioteca universitária e sua intervenção no contexto social: fomentando práticas multifuncionais. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 449–469, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/8337 . Acesso em: 2 out. 2021.

SANTA ANNA, Jorge; PEREIRA, Gleice; CAMPOS, Suelen de Oliveira. Compartilhamento de informações e conhecimentos em biblioteca universitária: cooperação interbibliotecária em face das novas tecnologias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 170-184, ago. 2015. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/986. Acesso em: 14 set. 2021.

SOUZA, Arnaldo Santos de. Ações afirmativas: origens, conceitos, objetivos e modalidades. In: SEMANA DE MOBIBLIZAÇÃO CIENTÍFICA, 8., Salvador, BA. Anais [...]. Salvador, BA, 2005. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/2356/1/A%C3%A7%C3%B5es%20afirmativas.pdf. Acesso em: 01 out. 2021.

Downloads

Publicado

10-10-2022