O marketing informacional nas mídias sociais digitais como recurso de gestão em bibliotecas
aspectos práticos
Palavras-chave:
Marketing de mídia social, Redes sociais, Tecnologias midiáticasResumo
A presente comunicação científica discorre sobre as bibliotecas e outras unidades de informação, cuja Gestão da Informação e do Conhecimento leva à necessidade de adequar-se ao novo regime de informação, propiciado por essa ambientação digital e intangível. Desse modo, a aplicação dos fundamentos do marketing informacional nessas instituições pode contribuir ao trazer o foco aos usuários reais ou potenciais. O marketing informacional está centrado nas estratégias utilizadas para a disseminação da informação, através de comunicações assertivas, desse modo, destaca-se a utilização desse recurso para aperfeiçoar a interação entre usuários e instituições. A hipótese aventada foi a de que: “O perfil integrado dos brasileiros, como usuários da Internet e protagonistas das redes sociais digitais pode ser aproveitado como ambiente de marketing informacional, fortalecendo os laços dos usuários reais e potenciais com as bibliotecas e unidades de informação”. Como metodologia, a pesquisa é aplicada, tem objetivos descritivos e explicativos, procedimentos bibliográficos e discussão e “ex-post-facto”. Como principais resultados, coletados e analisados durante a pesquisa, verificou-se que, para elaboração de estratégias baseadas em marketing digital o primeiro passo é entender quais são os objetivos da instituição e qual o perfil do público ou comunidade em que está inserida, para então desenvolver e implantar um plano de marketing informacional. Na discussão verificou-se que o marketing informacional ajuda na realização da mais alta aspiração da Biblioteconomia, que é a disseminação da informação e do conhecimento a todas as pessoas que dele possam desfrutar. Concluiu-se que o marketing informacional se destaca como procedimento nas bibliotecas e unidades de informação da atualidade, no intuito de facilitar as relações no contexto da comunicação organizacional e a comunidade servida pelos recursos informacionais gerados.
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