Tecnologias da informação no ensino superior

o uso de recursos digitais em bibliotecas universitárias

Autores

  • Bruno Batista dos Anjos Universidade do Estado da Bahia
  • Lidia Boaventura Pimenta Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Cultura digital, Tecnologia para democratização no acesso à informação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de destacar a importância da presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no dia a dia das universidades, sobretudo em suas bibliotecas e que os agentes envolvidos precisam estar a par dos entraves que existem desde a disponibilização desses recursos digitais quanto a sua devida utilização. De natureza exploratória, essa pesquisa realizou uma revisão bibliográfica e documental, desenvolvendo um estudo de caso com o Sistema de Bibliotecas da Unilab, no intuito de saber a opinião da sua equipe em relação ao conhecimento digital dos usuários das bibliotecas. Após uma análise qualitativa, constatou-se que o sistema desconhece a maioria das dificuldades encontradas por seu público-alvo e que devem ser realizadas atividades voltadas para a escuta e capacitação desses indivíduos.

Biografia do Autor

Bruno Batista dos Anjos, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2018). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010). Participa do grupo de pesquisa Educação, Universidade e Região - EduReg da UNEB, vinculado a linha de pesquisa Planejamento, Gestão, Financiamento e Avaliação da Educação. Foi bolsista de Iniciação Científica durante a graduação, com apoio da FAPESB (2008-2009) e do CNPq (2009-2010), integrando o grupo de pesquisa Ciência da Informação: Cognição, Mediação e Construção do Conhecimento. Foi Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq, trabalhando no Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), no Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) (2011-2013). Neste projeto, atuou como mediador na elaboração de respostas e dossiês técnicos e como avaliador no Grupo de Terminologia (GTTE), analisando a utilização da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e de termos indexadores definidos em vocabulário controlado. Na biblioteca Prof. Abel Gomes do Amaral, na Faculdade Batista Brasileira (FBB), exerceu competências e habilidades específicas da área de Biblioteconomia e Documentação (2013-2015) e atualmente trabalha na Biblioteca Setorial Campus dos Malês - BSCM, pertencente a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, também como bibliotecário-documentalista. É membro da comissão científica da Revista GPTAE (Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais).

Lidia Boaventura Pimenta, Universidade do Estado da Bahia

Graduou-se em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia/UNIFACS (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Professora de gestão de organizações; planejamento e orçamento público e metodologia da pesquisa científica. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora sobre a gestão universitária, com ênfase na estrutura e funcionamento. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EDUReg) e o Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF). Atualmente desempenha a função de Pró-Reitora de Planejamento da UNEB. Exerceu os cargos de Secretária de Licitações, Contratos e Convênios (SELCC), Pró-Reitora de Administração e Chefe de Gabinete. Membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia e da Academia Baiana de Educação.

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios