Gestão de bibliotecas
realidade dos cursos de graduação em Biblioteconomia brasileiros
Palavras-chave:
Curso de graduação em Biblioteconomia, Tomada de dedecisão, Gestão de BibliotecasResumo
O bibliotecário, no desenvolvimento de suas muitas atividades técnicas e de organização do conhecimento, também está ligado diretamente à gestão da biblioteca. Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo objetivo principal foi de: identificar disciplinas de gestão de bibliotecas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de graduação em Biblioteconomia brasileiros. Trata-se de um estudo caraterizado como exploratório e, como procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa documental, acessando os sites dos cursos de graduação em Biblioteconomia, especificamente nos PPC´s disponibilizados. Como universo da pesquisa considerou-se o total de 35 cursos e como amostra dez cursos sendo dois de cada região brasileira. A partir dos resultados do estudo pode-se concluir que todas as universidades da amostra possuem alguma disciplina na área da gestão em seu PPC, variando de no mínimo 2 disciplinas a no máximo 5. Apenas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da região Sul, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Sudeste e Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Nordeste mencionam “tomada de decisão” no PPC, que auxilia a gestão em Bibliotecas. Pressupõe a existência de um profissional qualificado e, no caso das bibliotecas, é necessário que o profissional gestor, conheça as técnicas administrativas e tenha conhecimento especializado na organização dos produtos e serviços biblioteconômicos. A gestão é relevante para o bibliotecário na tomada de decisão.
Referências
ALMEIDA, Neilia Barros Ferreira de; BAPTISTA, Sofia Galvão. Breve histórico da Biblioteconomia brasileira: formação do profissional. XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação. Florianópolis, SC, Brasil, 07 a 10 de julho de 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/files/original/8/2396/1508-1521-1-PB.pdf. Acesso em: 19 jun. 2022.
ALVES, M. V.; OLIVEIRA, M. A. D. Gestão de unidades de informação: o bibliotecário como gestor e líder. Bibliocanto, v. 2 n. 1, n. 1, p. 70-82, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/120256. Acesso em: 01 mar. 2022.
ANNA, J. S. Referenciais teóricos sobre a temática “gestão de bibliotecas”: uma investigação na literatura em face da base de periódicos em ciência da informação (brapci). Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 16, n. 1, p. 78-103, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i1.8641750. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/40080. Acesso em: 05 mar. 2022.
BIBLIOTECONOMIA. FIC e UFG. Disponível em: https://biblioteconomia.fic.ufg.br/n/39559-cursos-de-graduacao-em-biblioteconomia-no-brasil. Acesso em: 08 mar. 2022.
BEHR, A.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ciência da Informação, v. 37, n. 2, 2008. DOI: 10.18225/ci.inf..v37i2.1210. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/18854. Acesso em: 01 mar. 2022.
BRASIL. LEI Nº 4084, DE 30 DE JUNHO DE 1962. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/bitstream/123456789/106/1/Lei4084-30junho1962.pdf. Acesso em: 19 jun. 2022.
BRASIL. LEI Nº 9.674, DE 25 DE JUNHO DE 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9674.htm. Acesso em: 08 mar. 2022.
CARPES, Gyance. Percepção de bibliotecários universitários quanto à relevância das redes social para o seu cotidiano profissional. 2011, 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95290. Acesso em: 05 mar. 2022.
CASTRO, C. M. Estrutura e apresentação de publicações científicas. São Paulo: McGrawHill, 1976.
FRANCO, Maira Vieira Amorim; DANTAS, OMANA. Pesquisa exploratória: aplicando instrumentos de geração de dados-observação, questionário e entrevista. In: Curitiba: Anais do XIII Congresso Nacional de Educação. 2017.
MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro : Interciência; Niterói : Intertexto, 2000.
MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2006.
PARECER CNE/CES 492/2001. Despacho do Ministro em 4/7/2001, publicado no Diário Oficial da União de 9/7/2001, Seção 1e, p. 50. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em 19 jun. 2022.
PEREIRA, C. P. C.; DAVOK, D. F. Gestão da biblioteca pública de santa catarina: planejamento, organização, liderança, controle e avaliação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 16, n. 1, p. 325-340, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/76731. Acesso em: 01 mar. 2022.
PRADO, Noêmia Schoffen; ABREU, Juliana de. Modelos de organização e gestão das bibliotecas universitárias do estado de Santa Catarina. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.10, n.1, p. 76-123, jan./dez. 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/417. Acesso em: 03 mar. 2022.
SILVA, Karol Almeida da; SILVA, Luciana Candida da. Competências essenciais demandadas aos bibliotecários-gestores que atuam em bibliotecas universitárias: um estudo dos profissionais de Goiânia – GO. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais eletrônico. Gramado: [s.n.], 2012. p. 1-15. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6098. Acesso em: 01 mar. 2022.
UFG. Cursos de Graduação em Biblioteconomia no Brasil. Disponível em: https://biblioteconomia.fic.ufg.br/n/39559-cursos-de-graduacao-em-biblioteconomia-no-brasil. Acesso em: 08 mar. 2022.
UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientações para elaboração de Projeto Pedagógico de Curso. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/90/o/Orientacoes_para_elaboracao_de_PPC_-_versao_02-09-11.pdf. Acesso em: 19 jun. 2022.
UFSC. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED. 2016. Disponível em: https://biblioteconomia.ufsc.br/files/2014/10/BBD_PPC_2016.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
UFPEL. O QUE É O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – PPC?. Licenciatura em Matemática (Diurno), 2022. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/matematicadiurno/o-que-e-o-projeto-pedagogico-do-curso-ppc/. Acesso em: 10 mar. 2022.
VERGUEIRO, Waldomiro. Qualidade em serviços de informação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.