A trajetória e registro histórico da Biblioteca Coronel PM Francisco Eugênio de Assis no contexto da polícia militar do Espírito Santo

Autores

  • Silvana Pires Rocha Nogueira UFES
  • Ana Paula Marçal dos Santos UFES
  • Carla Erler UFES

Palavras-chave:

Biblioteca especializada - Segurança pública, Biblioteca da Polícia Militar do Espírito Santo - registro histórico, Informação e memória

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com a compilação de dados e registros importantes da biblioteca Coronel (Cel) PM Francisco Eugênio de Assis da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) desde a sua criação até os dias atuais. Essa pesquisa visa elaborar um registro documental da sua trajetória histórica, bem como, destacar sua importância enquanto unidade informacional. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados nacionais. O objetivo principal é investigar a trajetória histórica, sociocultural, informativa e educativa da biblioteca Cel PM Francisco Eugênio de Assis. A pesquisa se caracteriza por natureza qualitativa, partindo dessa perspectiva, decidiu-se pelo estudo de caso, como um método de investigação baseado nos relatos cronológicos dos acontecimentos que apontam a trajetória e a evolução histórica da biblioteca. E por estar constatado que a biblioteca não possui um registro documental organizado, identificou-se a necessidade de colher as informações existentes sobre sua história para organizá-los e registrá-los, base fundamental para elaboração desta pesquisa. Concluímos assim, que a biblioteca sempre foi viva e atuante, indispensável fonte de aprimoramento cultural para os militares, e cumpre um papel considerável para a Corporação Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, atualmente inserida na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APMES), no Município de Cariacica- ES.

Biografia do Autor

Carla Erler, UFES

Carla Erler Mattos Batista Professora na Universidade Federal do Espírito santo   e Mestra em Administração pela UFES E Bibliotecária formada na UFES. 

Referências

ASHWORTH, W. Manual de bibliotecas especializadas e de serviços informativos. Lisboa: Calouste Gilbenkian, 1967.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades profissionais. 2.ed. Portugal: [s.e], 1997.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n. 3, p. 20-29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 set. 2021.

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO MILITAR (IUM). Forças Armadas. Disponível em: https://www.ium.pt/?page_id=8981. Acesso em: 22 maio 2022.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOIOLA, G. O historiador, doutor, coronel Francisco Eujenio de Assis. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Vitória, n. 62, p. 123-143, 2008.

LOIOLA, G. Os quartéis de comando da Polícia Militar do Espírito Santo. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Vitória, n. 75, p. 145-178, 2018.

POLÍCIA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO. Boletins Diários. Centro de Documentação da PMES: QCG, Vitória, 1968.

POLÍCIA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO. 2015. Governo do Estado do Espírito Santo-Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Disponível em: https://pm.es.gov.br/instituto-superior-de-ciencias-policiais-e-seguranca-publica Acesso em: 19 set. 2021.

SILVA, N. N. M. da; FELIPE, A. A. C.; BARBOSA, E. R. Organização e tratamento do acervo de instrumentos musicais: o caso da instrumentoteca da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 17, 2012, Gramado, RS. Anais eletrônicos... Gramado-RS, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/6242. Acesso em: 22 maio 2022.

VOLPATO, S. M. B. A trajetória de uma biblioteca especializada: o caso da biblioteca do curso de pós-graduação em Administração da UFSC. 1999. 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 1999. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81133.Acesso em: 22 maio 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões