CT-CapacITE

a experiência da Câmara Técnica Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais do SIBi-UFSCar

Autores

  • Cristina Marchetti Maia Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Isadora Victorino Evangelista Geroto Universidade Federal de São Carlos
  • Alini Cristiani De Carli Demarchi Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Monica Facincani Camacho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Camila Cassiavilani Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Milena Polsinelli Rubi https://orcid.org/0000-0002-4414-1767

Palavras-chave:

Competência da informação, Bibliotecas Universitárias, Acesso à informação, Recursos informacionais digitais

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência da Câmara Técnica Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CT-CapacITE), vinculada ao Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de São Carlos (SIBi-UFSCar), destacando o conteúdo produzido e seu processo de produção, desde a formação do grupo até junho de 2022. O trabalho da CT-CapacITE busca atingir o objetivo 4 da Agenda 2030, principalmente as metas 4.3, 4.4 e 4.5 ao propiciar igualdade de acesso à informação na universidade, fomentar as competências de jovens e adultos de forma democrática e acessível, visando atender diferentes públicos, incluindo diferentes tipos de públicos com necessidades diversas. O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso descritivo, que visa servir como exemplo para outras unidades informacionais que desejam produzir ações semelhantes. Como resultados da produção, a CT produziu 3 materiais textuais em formato de orientações e tutoriais; 34 materiais audiovisuais como videoaulas, vídeo informativo e tutoriais; 11 posts de divulgação para as redes sociais do SIBi e Bibliotecas; e conteúdo para a “Área do Pesquisador” que está em fase de finalização. A CT-CapacITE tem atuado no desenvolvimento de estratégias visando a promoção do uso ético, crítico e responsável de informação, além de proporcionar competência em informação de forma inclusiva para os usuários.

Biografia do Autor

Cristina Marchetti Maia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bibliotecária do Sistema Integrado de Bibliotecas - UFSCar

Alini Cristiani De Carli Demarchi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bibliotecária da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Monica Facincani Camacho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bibliotecária na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Camila Cassiavilani, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bibliotecária na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Milena Polsinelli Rubi, https://orcid.org/0000-0002-4414-1767

Bibliotecária na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Referências

CAMPELLO, B. S. (org.). Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. [S. l.], c2022. Não paginado. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 26 jun. 2022.

NICOLINO, M. E. V. P.; CASARIN, H. de C. S. Ações de competência em informação para a comunidade acadêmica da FFC/Unesp. In: VALENTIM, M. L. P.; BELLUZZO, R. C. B. (org.). Perspectivas em Competência em Informação. São Paulo: ABECIN, 2020. p. 424- 455. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/issue/view/36#:~:text=VALENTIM%2C%20Marta%20L%C3%ADgia%20Pomim%3B%20BELLUZZO,Paulo%3A%20Abecin%20Editora%2C%202020. Acesso em: 26 jun. 2022.

SANTOS, M. D. dos. Biblioteca universitária: acesso à informação e conhecimento. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 17., 2012, Gramado. Anais [...]. Gramado: UFRGS, 2012, p. 2123- 2134. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6055. Acesso em: 26 jun. 2022.

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFSCAR. Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho: Câmara Técnica em Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais. [São Carlos, 2022]. Disponível em: https://www.sibi.ufscar.br/sobre/camaras-tecnicas-grupos-de-trabalho. Acesso em: 26 jun. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento