ODS 3

a Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde - UFAM nesta ação

Autores

  • Maricelia Paiva Universidade Federal do Amazonas
  • Margarida dos Santos
  • Kelen Suely de Alencar Leão Cunha
  • Olga Maria Moraes Serrão
  • Raicy Ferreira Monteiro Vieira

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Ciências da saúde, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Aborda o programa de ações da Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amazonas, planejado no III Encontro do Sistema de Bibliotecas, com o objetivo de colaborar com as metas dos Objetivos para um Desenvolvimento Sustentável propostos na Agenda 2030 da ONU, mais especificamente do “objetivo 3 - Boa saúde e bem-estar”, que se alinha à área de atendimento da biblioteca, buscando promover a saúde bucal, a prevenção e a qualidade de vida das crianças e adolescentes de escolas públicas e instituições sociais, em parceria com a comunidade, discentes e profissionais da UFAM, como também a sensibilização e prevenção por meio de materiais postados nas redes sociais da biblioteca. Descreve as principais ações a serem realizadas presencialmente, considerando o período pandêmico, e a ampliação do papel informacional e práticas sociais da biblioteca. Para realização das ações, o trabalho concerne na compilação, seleção, postagem e comunicação de informações e utilização de materiais instrucionais e educativos, assim como atividades dinâmicas. E como principal ação executada destacam-se os materiais de campanhas publicados nas redes sociais. Desta forma, é possível não somente cumprir com a tríade da biblioteca universitária, mas incluir e permitir a cooperação para um mundo melhor e a filosofia em prol de um mundo mais humano, saudável e sustentável.

Referências

ARAÚJO, W. da S.; FREIRE, G. H. de A. Marketing em mídias sociais: contribuições para bibliotecas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 39-54, 2019. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v10i2p39-54. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/149599. Acesso em: 12 ago. 2022.

LUIZ, Ronir Raggio; COSTA, Antonio José Leal; NADANOVSKY, Paulo. Epidemiologia & bioestatística em odontologia. Ed. rev. e ampl. São Paulo, SP: Atheneu, c2008.

TANUS, Gabrielle Francinne de S. C.; SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy. Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud. Cuba, v.31, n.3, ano 2020.

NACCARELLA, Lucio.; HORWOOD, Jacqui. Public libraries as health literature multi-purpose workspace for improving health literacy. Health Promoti. J. Austral, v. 32, 2021. Suppl 1. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/hpja.437. Acesso em: 12 ago. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022