O programa de estágio supervisionado à distância na Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal

Autores

  • Talita Daemon James Supremo Tribunal Federal
  • Amanda de Melo Gomes
  • Mônica Valéria Macedo Fischer

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Trabalho remoto, Biblioteca Digital, Supremo Tribunal Federal (STF)

Resumo

Trata de relato de experiência sobre a elaboração de programa de estágio supervisionado em biblioteca digital, em modalidade remota, na biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF), devido à Pandemia de Covid-19. Aborda conceitos relativos a estágio supervisionado e dados sobre o currículo acadêmico dos alunos de graduação em biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB). Apresenta a linha temporal da concepção do projeto e sua execução, incluindo cronograma de atividades de estágio. Lista as atividades desenvolvidas pelos estudantes. Discute as oportunidades de melhoria do programa de estágio supervisionado em biblioteca digital do STF com base na avaliação realizada ao término do estágio com a participação dos estudantes e servidores envolvidos

Biografia do Autor

Talita Daemon James, Supremo Tribunal Federal

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2020). Especialista em Gestão do Conhecimento pela AVM Faculdades Integradas (2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência na áreas de Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atualmente é bibliotecária do Supremo Tribunal Federal, Produtora de Conteúdo e Professora em Cursos pela Santa Biblioteconomia.

Amanda de Melo Gomes

Especialista em Gestão do Conhecimento, da Informação e Documentação pelo Instituto Blaise Pascal (2009). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília - UnB (2002). Atualmente é Gerente dos Conteúdos Digitais na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal.

Mônica Valéria Macedo Fischer

Formada em Biblioteconomia e Administração de Empresas com especialização em Direito Administrativo, trabalha desde 2000 na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal tendo atuado em todas as áreas com destaque na implantação da Biblioteca Digital e padronização das Pastas dos Ministros. Atualmente está implantando a Coleção de Jurisprudência Histórica na Biblioteca Digital dentro da Gerência dos Conteúdos Digitais. Trabalhou também no Ministério do Trabalho, na Unicamp e como consultora independente.  Entusiasta do equilíbrio trabalho e vida pessoal,  atuou junto ao programa Viva Bem do STF ministrando aulas de Kundalini Yoga e Yogaterapia hormonal dentro do Programa Qualidade de vida. É praticante da compostagem doméstica e do lixo zero. 

Referências

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Resolução n. 663/2020. Estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Diário da Justiça eletrônico, n. 56, p. 1-2, 13 mar. 2020. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/servicos/normativos/veratonormativo.asp?documento=2817. Acesso em: 29 jun. 2022.

CUNHA, M. B. da; CAVALCANTI, C. R. de O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. XVI, 451 p.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/52806. Acesso em: 3 maio 2022.

MANUAL de estágio supervisionado II. Brasília: FCI/UnB, [2021?]. 13 p.

MARICATO, J. de M.; SILVA, R. R. da. [Correspondência]. Destinatário: Senhor(a) Supervisor(a) de Estágio. Brasília, 2021. 1 arquivo eletrônico.

MEDEIROS, J. B.; TOMASI, C. Redação de artigos científicos: métodos de realização, seleção de periódicos, publicação. São Paulo: Atlas, 2020. X, 288 p.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Brasília: Universidade de Brasília, 2022. Disponível em: https://sig.unb.br/sigaa/public/turmas/listar.jsf. Acesso em: 8 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional