A importância do estágio supervisionado não obrigatório na formação da discente em Biblioteconomia

Autores

  • Nelma Araujo Universidade Federal de Alagoas
  • Josenilda Maria Alves dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Estágio não supervisionado, Ensino de Biblioteconomia, Formação discente

Resumo

O ensino superior no país passou por muitas transformações, sobretudo por causa das mudanças acompanhadas pela tecnologia. Com a Universidade Federal de Alagoas, não foi diferente, teve que passar por uma série de enfrentamentos no processo de sua origem até conseguir se tornar a maior instituição pública do estado de Alagoas. O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), forma profissionais capacitados para atuarem em bibliotecas e em unidades de informação. Durante a graduação, a experiência do estágio é a oportunidade de vivenciar de forma prática o cotidiano profissional de uma instituição e garantir uma bagagem para o ingresso no mercado de trabalho.  Desta maneira, o presente trabalho teve como objetivo geral: ressaltar a importância do estágio supervisionado não obrigatório na formação da discente em biblioteconomia. Em relação a metodologia, trata-se de uma pesquisa de Revisão de Literatura, de natureza exploratória buscando aprimorar ideias tornando a temática mais explícita. Além disso, tem a pesquisa de campo, na qual foi desenvolvida o estágio supervisionado não obrigatório na Universidade da Ciências da Saúde de Alagoas, dividido em dois setores: Biblioteca e Protocolo, no ano de 2019 a 2020. Conclui-se que o estágio para os discentes é importante para o crescimento profissional, não sendo diferente no estágio supervisionado não obrigatório, questão no qual foi abordada a pesquisa. As relações do discente entre teoria e prática tem uma necessidade de aproximação mais apuradas às mudanças presentes na realidade desse profissional, sendo assim é importante disseminar as experiências vividas nos estágios não obrigatórios. Portanto, diante de tudo que foi relatado sobre a experiência do estágio supervisionado não obrigatório, o seu desenvolvimento na biblioteca/arquivo se tornou uma peça e fundamental importante para a formação do profissional bibliotecário.

Referências

ALVES, M. A. M. Estágio: utopia ou realidade? Relato de experiência da coordenação de Estágio da escola de biblioteconomia da UNIRIO. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.18, n.1, p. 829-845, jan./jun., 2013.

BIBLIOTECONOMIA. Apresentação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas. Disponível em: https://ichca.ufal.br/graduacao/biblioteconomia/institucional/apresentacao. Acesso em 25 ev. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, K. R.; ALBUQUERQUE, M. E. B. C. de. Estágio supervisionado nos cursos de Biblioteconomia da região nordeste. Revista Biblionline, v. 1, n. 2, p. 1-18, 2005.

NASCIMENTO, Sandra Mara do. Estágios não-obrigatórios de estudantes de Biblioteconomia em instituições de ensino superior em Florianópolis: subemprego ou ambiente formativo? 83 f. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal de Santa Catariana, Florianópolis, 2009.

OLIVEIRA, M. J. de. Mediação bibliotecária no desenvolvimento de competências durante o estágio supervisionado. 81 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

O DIA DO Bibliotecário é o dia de nascimento de Manuel Bastos Tigre. 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br › radio › programas › 553120- Acesso em 10 de fev. 2022.

QUEM SOMOS. Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Disponível em: https://ichca.ufal.br/institucional/quem-somos Acesso em: 09 de mar. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Estabelece as normas e os procedimentos adotados no funcionamento dos Estágios Curriculares do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Resolução Nº 05/2017 - CBIB/UFAL, de 04 de setembro de 2017. Alagoas, p. 1-14. Sala de Reunião do Curso de Biblioteconomia, Maceió, Alagoas, em 04 de setembro de 2017. Colegiado do Curso de Biblioteconomia. Disponível em: <https://ichca.ufal.br › resolucoes › resolucoes-do-curso> Acesso em: 07 fev. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Curso de Biblioteconomia. Projeto pedagógico Curso de Biblioteconomia / Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia. – Maceió, 2017. Disponível em: https://ichca.ufal.br/graduacao/biblioteconomia/documentos/projeto-pedagogico/projeto-pedagogico-do-curso-de-biblioteconomia-2017.pdf/view Acesso em: 09 mar. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Curso de Biblioteconomia. Curso de Biblioteconomia: bacharelado / Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia. – Maceió, 2019. Disponível em: https://ichca.ufal.br/graduacao/biblioteconomia/documentos/projeto-pedagogico/biblioteconomia-bacharelado-2019.pdf/view Acesso em: 09 mar. 2022.

VAZ, F. A. L. A função social da biblioteca pública na era da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-16, 2020.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional