Complexo Hospitalar de Urgência

um relato sobre biblioteca hospitalar

Autores

  • Débora Crystina Reis FHEMIG/UFMG
  • Denise Aparecida Teixeira Ramos

Palavras-chave:

Biblioteca hospitalar, Atuação profissional, Informação em Saúde

Resumo

As bibliotecas na área de ciência da saúde são diversas e singulares, entre elas, podemos citar a biblioteca existente dentro do contexto hospitalar que será objeto deste estudo. Este trabalho tem como objetivo apresentar a Biblioteca do Complexo Hospitalar de Urgência de Belo Horizonte da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, bem como, suas funções e discutir as competências profissionais exercidas neste ambiente. Sobre seus aspectos metodológicos é uma pesquisa observacional e descritiva. A Biblioteca do Complexo é parte do Núcleo de Ensino e Pesquisa, sendo necessária para as Residências em Saúde e demais funcionários do hospital. As atividades desenvolvidas são de uma biblioteca “tradicional” com empréstimo e devolução de livros, organização e tratamento da informação e conhecimento, gestão de acervo e serviços de referência como auxílio e em relação ao perfil e competências profissionais pode-se citar que atuam como Bibliotecários médicos e informacionistas de pesquisa, uma vez que, são demandadas acerca de orientações de bibliográficas, auxílio no ciclo de vida da pesquisa.

Referências

BERAQUET, V. S. M. et al. Desenvolvimento do profissional da informação para atuar em saúde: identificação de competências. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 1-16, 2006.

FEDERER, Lisa. The librarian as research informacionist: a case study. Journal Medical Library Association, [s. l.], n. 101, v. 4, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3794685/

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa.; LEITE, Renata Antunes de Figueiredo. Do bibliotecário médico ao informacionista: traços semânticos de seus perfis e competências. Transinformação, Campinas, v. 20, n. 2, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/5Q6cZJF5v9XM7XHY777ybPj/?format=pdf&lang=p. Aceesso em: 06 jul. 2022

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEMOS, Antonio Agenor Briquet de. Biblioteca. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (Org.). Introdução às fontes de informação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LIMA, Etelvina. Bibliotecas de hospitais. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 141-159, set. 1973. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/86981. Acesso em: 06 jul. 2022.

MENDONÇA, Vanessa Souza. Competência em Informação e perfil dos bibliotecários da área da saúde: investigando os hospitais universitários. Orientadora: Jacqueline Leta, 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/791/1/Vanessa%20Souza%20Mendon%C3%A7a_disserta%C3%A7%C3%A3o_mestrado_ibict.pdf. Acesso em: 26 maio. 2022.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas.; FLORES, Fábio Fernandes.; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134. Acesso em: 10 jun. 2022.

NUNES, Michelle Fleury. Biblioteca hospitalar: reflexões sobre conceitos, serviços e produtos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, 2019. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/25854/1/2019_MichelleFleuryNunes_tcc.pdf. Acesso em: 05 Jul. 2022.

PRUDENCIO, Dayanne da Silva.; RODRIGUES, Janaina Costa Costa. Profissional de informação em saúde: perfis, atuações e outras discussões. Informação @ Profissão, Londrina, v. 9, n. 2, p. 116 – 149, jul./dez. 2020.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional