Avaliação de acervos das bibliotecas do Sistema Embrapa de Bibliotecas
instrumento para o desenvolvimento sustentável da coleção
Palavras-chave:
Avaliação de acervos, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecas especializadasResumo
As bibliotecas da Embrapa que constituem o Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB) mantêm acervos relacionados à missão de cada uma das 43 Unidades Descentralizadas da Empresa, muitos originários ou herdados de Institutos de Pesquisa extintos. O acervo geral dessas bibliotecas conta com mais de 1 milhão de registros, sendo mais de 315 mil de sua própria produção científica. Relativo aos fatores que motivaram a avaliação dos acervos de forma integrada, salientam-se aqueles relacionados a não realização de avaliações periódicas nas bibliotecas, aumento da quantidade dos acervos, diminuição de espaços físicos, custos de manutenção e principalmente a falta deste, o que acaba por comprometer a preservação do acervo e até a perda da informação, além da ampliação do tempo que o profissional da informação teria para desenvolver outros serviços. Diante de um cenário acelerado de transformação digital, vivenciado nos últimos anos, uma ação coordenada e integrada de avaliação de acervos começou a ser executada em todas as bibliotecas, visando promover o desenvolvimento sustentável e equitativo das coleções e otimizar as atividades dos profissionais nas próximas décadas. O trabalho de avaliação de acervos iniciou-se em 2019, como ação gerencial corporativa, envolvendo 40 bibliotecas físicas da Embrapa; para a operacionalização do processo foi constituído um grupo de trabalho, com o objetivo de definir critérios e mapear os registros de publicações por tipologia. O processo foi dividido em quatro fases: 1) elaboração de lista de potenciais documentos para transferência; 2) validação da lista de documentos; 3) divulgação das listas de documentos e 4) envio dos documentos (transferência, doação e desfazimento). Foram avaliados 72% dos documentos, até o momento. A etapa seguinte será a de transferência dos materiais. A execução do processo de avaliação e seleção dos acervos das bibliotecas da Embrapa é imprescindível para o crescimento racional dos acervos, além de ser uma ação que visa à sustentabilidade e competitividade das bibliotecas para as próximas décadas.
Referências
EMBRAPA. Norma de Gestão do Acervo Documental da Embrapa, Resolução Normativa nº 18, 037.010.004.001. Boletim de Comunicações Administrativas, ano 41, n. 36, ago. 2015.
EMBRAPA. Política de Desenvolvimento de Coleções da Embrapa. Anexo à Resolução do Conselho de Administração nº 137, de 11 de dezembro de 2013. Boletim de Comunicações Administrativas, ano 40, n. 2, jan. 2014.
EMBRAPA. Política de Preservação de Acervos da Embrapa. Anexo à Resolução do Conselho de Administração n. 136, de 11 de dezembro de 2013. Boletim de Comunicações Administrativas, ano 40, n. 2, jan. 2014.
EMBRAPA. Norma de Gestão de Bens Patrimoniais da Embrapa, Deliberação nº 50, 037.011.001.001. Boletim de Comunicações Administrativas, ano 37, n. 33, jul. 2011.
FIGUEIREDO, N. Avaliação de coleções e estudo de usuários. Brasília, DF: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1979.
VERGUEIRO, W. de C. S. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Ciência da Informação, v. 22, n.1, p.13-21, 1993.
DOCUMENTO orientador para avaliação e seleção dos acervos das bibliotecas da Embrapa: fase 1: elaboração da lista de documentos. Brasília, DF: Embrapa, 2019. 44 p.