A atuação dos bibliotecários de Ciências da Saúde na educação médica

Autores

  • Kesya Cristina Silva de Paula Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA - RJ)
  • Dayanne da Silva Prudencio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Informação em saúde, Educação em saúde, Bibliotecas especializadas, Bibliotecário médico, Educação médica

Resumo

Discute a importância das bibliotecas e dos bibliotecários na formação e desenvolvimento dos currículos da educação médica. Apresenta exemplos de bibliotecários brasileiros engajados em processos, formais e informais, de Educação em Saúde. Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa e que utiliza pesquisa bibliográfica e análise de assunto como métodos. Conclui, identificando e discutindo 9 grandes áreas nas quais os bibliotecários de Ciências da Saúde podem atuar em processos de educação médica. Por fim, encoraja a participação de bibliotecários em práticas de ensino e que socializem suas experiências por meio de relatos de experiência e artigos científicos.

Biografia do Autor

Kesya Cristina Silva de Paula, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA - RJ)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - 2022. Possui experiência em Repositórios Institucionais; Sistemas Dspace e OJS e Bibliotecas Virtuais em Saúde. Atualmente desenvolve atividades de secretariado no Núcleo de Sistema Integrado de Bibliotecas (NSIB) do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA - RJ).

Dayanne da Silva Prudencio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT/UFRJ (2019) . Profa. Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Profa. colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense

Referências

BERAQUET, V. S. M.; CIOL, R. Atuação do bibliotecário em ambientes não tradicionais: o campo da saúde. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119351. Acesso em: 05 jul. 2022.

BERAQUET, V. S. M.; CIOL, R.; OLIVEIRA, S. L. G. de; CHIAVARO, N. M.; CHAGAS, M. A. N. Desenvolvimento do profissional da informação para atuar em saúde: identificação de competências. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 1–16, 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2041. Acesso em: 23 jun. 2022.

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Health Literacy: libraries. [s.l.], 19 jan. 2022. Website: U.S. Department of Health & Human Services. Disponível em: https://www.cdc.gov/healthliteracy/education-support/libraries.html#:~:text=Librarians%20advance%20health%20literacy%20in,people%20to%20local%20health%20services. Acesso em: 05 jul. 2022.

COBUS, L. Integrating information literacy into the education of public health professionals: roles for librarians and the library. J Med Libr Assoc., Chicago, v. 96, n. 1, p. 28-33, 2008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18219378/. Acesso em: 10 abr. 2022

DETLEFSEN, E. G. Teaching about teaching and instruction on instruction: a challenge for health sciences library education. J Med Libr Assoc., Chicago, v. 100, n. 4, p. 244-250, oct. 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23133323/. Acesso em: 10 abr. 2022.

DORSCH, J. l.; PERRY, G. J. Evidence-based medicine at the intersection of research interests between academic health sciences librarians and medical educators: a review of the literature. J Med Libr Assoc., Chicago, v. 100, n. 4, p. 251-257, 2012. Disponível em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3484942/. Acesso em: 10 abr. 2022

GALVÃO, M. C. B. Entrevista: Maria Cristiane Barbosa Galvão. [Entrevista concedida a] Marcos Vinícius Santos Carvalho Terra. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 440-448, abr./jun. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/download/108650/60834/0. Acesso em: 4 abr. 2022.

GUIMARÃES, A. G. R.; CADENGUE, M. A interferência da Biblioteconomia clínica para a promoção da saúde. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 14., 2011, Maranhão. Anais [...]. São Luís: UFMA, 2011. [13] p. Disponível em:https://silo.tips/download/a-inteferencia-da-biblioteconomia-clinica-para-a-promoao-da-saude-1. Acesso em: 10 abr. 2022

GUIMARÃES, A. G. R.; CADENGUE, M. A interferência da biblioteconomia clínica para o desenvolvimento da saúde. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 150–165, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1924. Acesso em: 10 abr. 2022.

MARTINS, C. A. Programa de aprimoramento para profissionais da informação em Ciências da Saúde. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 6, n. 2, p. 48-60, 2008. DOI: 10.20396/rdbci.v6i1.1997. Acesso em: 10 abr. 2022.

MI, M. Renewed roles for librarians in problem-based learning in the medical curriculum. Medical Reference Services Quarterly, Abingdon, v. 30, n. 3, p. 269-282, 2011. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02763869.2011.590421. Acesso em: 8 abr. 2022.

NASCIMENTO, R. C. C.; COSTA, R. M. Curso a distância de pesquisa documentária em saúde: parceria NUTEDS/UFC e biblioteca de ciências da saúde/UFC. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 9, n. 2, p. 165-174, 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/2174. Acesso em: 10 abr. 2022.

NAVES, M. M. L. Análise de assunto: concepções. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 20, n. 2, p. 215-226, jul./dez. 1996. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/03/pdf_89759389ea_0008824.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022

PAULA, K. C. S. A atuação dos bibliotecários de Ciências da Saúde na educação médica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Curso (Bacharel em Biblioteconomia) – Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2022.

PRUDENCIO, D.S.; BIOLCHINI, J. C. A. Repositório REA Biblio Saúde: contribuição para socialização de conhecimentos e práticas por e entre bibliotecários de Ciências da Saúde e diálogos com a teoria da aprendizagem por experiência de KOLB. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 26, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79534. Acesso em: 4 jun. 2022.

PRUDENCIO, D. S. Trilhas de aprendizagem dos bibliotecários de ciências da saúde à luz da aprendizagem situada. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, 2019.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões