As ações do bibliotecário gestor da informação em bibliotecas jurídicas do Sudeste do Brasil

Autores

  • Daniel Dos Santos Rangel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carla Erler Mattos Batista Universidade Federal do Espiríto Santo

Palavras-chave:

Gestão da informação, Informação jurídica, Bibliotecas jurídicas

Resumo

A pesquisa presente tem como objetivo principal analisar as ações do bibliotecário gestor da informação em bibliotecas Jurídicas . Se trata de uma pesquisa descritiva e com uma abordagem qualitativa. Para a formulação do referencial teórico foi realizado um levantamento bibliográfico em livros, artigos, dissertações, periódicos e bases de dados que abordam o tema central da pesquisa. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários enviados por e-mail para profissionais bibliotecários que atuam em bibliotecas especializadas na área jurídica da região Sudeste do Brasil.Por fim concluímos que as ações do bibliotecário como gestor da informação o auxiliam em como lidar com o gerenciamento informacional que vai da aquisição até a disseminação da informação e esse profissional como gestor, lida não apenas com a informação, mas também se relaciona com os seus colegas de trabalho e com a organização como um todo. Ele precisa de competências como liderança e saber tomar as melhores decisões, além de ser um profissional dinâmico e com múltiplas facetas, principalmente na área jurídica onde se faz necessário uma atualização constante, essas características são decisivas para o sucesso de seu trabalho como gestor da informação jurídicas.

Referências

ALVES, Mácia Valéria; OLIVEIRA, Magali Araújo Damasceno.Gestão de unidades de informação: o bibliotecário como gestor e líder. Bibliocanto, Natal, v. 2, n.1, 2016,70–82p.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. 2. ed. ampl. -. São Paulo: Makron Books, 2000. xvi, 122 p.

BEAL, Adriana.Gestão estratégica da informação:como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento de alto desempenho nas organizações.São Paulo: Atlas, 2004. 137p.

CRESWELL, John Willian. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. Disponivel em: file:///E:/TCC/texto%20tcc%20metodologia/Creswell_Projeto_de__Pesquisa.pdf . Acesso em 29 set.2019.

FONSECA, Edson Nery da.Introdução a biblioteconomia.2. ed. São Paulo: Briquet de Lemos, 2007, 152 p.

LONGO, Rose. A importância do conhecimento e do profissional da informação para a estratégia corporativa num contexto de complexidade. In:SOUTO, Leonardo Fernandes (Org.).Gestão da informação e do conhecimento: práticas e reflexões.1. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.153-172p.

LOUREIRO, Regina Célia Campagnoli. A especialidade do bibliotecário jurídico: bases para uma interação com o usuário operador do direito. Campo Grande: Infolegis,2005,7 p. Disponivel em: http://www.infolegis.com.br/wa_files/loureiro-especialidade.pdf . Acesso em: 26 de set. 2019.

MARQUETIS, Eliana Marciela. Competência em Informação: Identificação das competências do bibliotecário enquanto gestor da informação sob a ótica do usuário.

In:SOUTO, Leonardo Fernandes (Org.).Gestão da informação e do conhecimento: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: Interciência,2014.89-116p.

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1,, 2000.14-24p.

OLIVEIRA, Marlene de.Origens e evolução da Ciência da Informação.In: OLIVEIRA, Marlene de (Org.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011,9-28 p.

SALOMON, Délcio Vieira.Como fazer uma monografia.12. ed. São Paulo, SP: WMF Martins Fontes, 2010. 425 p.

SILVA, Terezinha Elisabeth da.; TOMAÉL, Maria Inês. A gestão da informação nas organizações: Londrina, v. 12, n. 2, 2007.

TARAPANOFF, Kira (Org.).Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: UNESCO: IBICT, 2006. 453 p.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Equipes multidisciplinares na gestão da informação e conhecimento.In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado (Org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho.Brasília: Thesaurus, 2004,154-176 p.

VIEIRA, Ronaldo. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. 1. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2014. xxi, 305 p.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 13 - Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas