Produtivismo acadêmico na Ciência da Informação no Brasil

percepção, consequências e os impactos face à pandemia de COVID-19

Autores

  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Edilson Teixeira Barbosa Filho Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Produtivismo acadêmico., Ciência da Informação, Pós-graduação, COVID-19, Brasil

Resumo

O produtivismo acadêmico é globalmente conhecido pela máxima do publish or perish, e se constitui como um fenômeno derivado dos processos de avaliação da pós-graduação, sendo forjado pela ênfase na quantidade da produção científica. Frente ao exposto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção, as consequências e o impacto do produtivismo acadêmico na atividade desenvolvida pelos docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é do tipo bibliográfico, documental e descritivo, ancorada na abordagem qualitativa com aporte quantitativo. A coleta de dados dá-se por meio da aplicação de questionário, com dados tratados a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que o fenômeno do produtivismo acadêmico é inerente à pós-graduação, uma vez que o atendimento às exigências da lógica produtivista garante a permanência do docente junto ao programa e, deste, por sua vez, na manutenção de sua recomendação por parte do sistema de avaliação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Conclui que os docentes investigados, em sua maioria, reconhecem as exigências e a ênfase no quantitativo da produção científica e o impacto da lógica produtivista em suas vidas, confirmando que o produtivismo pode afetar não só o trabalho, mas também acarretar problemas de saúde como ansiedade, estresse e demais sofrimentos psicológicos. Por fim, que a intensificação do trabalho e os problemas de saúde foram agravados desde a instalação da pandemia de COVID-19.

Biografia do Autor

Luciana Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Full Professor at Federal University of Paraíba, João Pessoa, Brazil Department of Information Science Associate Graduate Program in Visual Arts (PPGAV UFPB/UFPE) PhD. in History and Philosophy of Science - Museology from University of Évora, Portugal Postdoctoral Researcher in Museology at the Federal University of Bahia, Brazil http://lattes.cnpq.br/3705181898814142 https://orcid.org/0000-0002-5894-2741 http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc

Edilson Teixeira Barbosa Filho, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Biblioteconomia pela UFPB

Referências

ALVES, Rui. Publish or Perish. Portuguese Journal of Nephrology & Hypertension, v. 28, p. 277-279, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORSOI, Izabel Cristina Ferreira. Da relação entre trabalho e saúde à relação entre trabalho e saúde mental. Revista Psicologia e Sociedade, Rio Grande do Sul, v. 19, n.1, p.103-111, mar. 2007.

BORSOI, Izabel Cristina Ferreira. Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de Ensino Superior. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 15, n. 1, p. 81-100, 2012.

CAMARGO JR, Kenneth R. de. Publicar ou perecer, ou perecer por publicar (em excesso)? 2014.

GODOI, Christiane Kleinübing.; XAVIER, Wlamir Gonçalves. O produtivismo e suas anomalias. Cadernos EBAPE.BR, v. 10, n. 2, p. 456-465, 2012.

ODRIOZOLA-GONZÁLEZ, Paula et al. Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry research, v. 290, 2020.

PIMENTA, Alessandra Giuliani. (Des) caminhos da pós-graduação brasileira; o produtivismo acadêmico e seus efeitos nos professores pesquisadores. Tese do doutorado em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2015.

REGO, Teresa Cristina. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e o remédio. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 2, p. 325-346, 2014.

SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JUNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

VELLOSO, Jacques; VELHO, Léa Maria Leme Strini. Mestrandos e doutorandos no país: trajetórias de formação. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2001.

VIZEU, Fábio; MACADAR, Marie Anne; GRAEML, Alexandre Reis. Produtivismo acadêmico baseado em uma perspectiva habermasiana. Cadernos EBAPE. BR, v. 14, n. 4, p. 984-1000, 2016.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões