Produtivismo acadêmico na Ciência da Informação no Brasil
percepção, consequências e os impactos face à pandemia de COVID-19
Palavras-chave:
Produtivismo acadêmico., Ciência da Informação, Pós-graduação, COVID-19, BrasilResumo
O produtivismo acadêmico é globalmente conhecido pela máxima do publish or perish, e se constitui como um fenômeno derivado dos processos de avaliação da pós-graduação, sendo forjado pela ênfase na quantidade da produção científica. Frente ao exposto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção, as consequências e o impacto do produtivismo acadêmico na atividade desenvolvida pelos docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é do tipo bibliográfico, documental e descritivo, ancorada na abordagem qualitativa com aporte quantitativo. A coleta de dados dá-se por meio da aplicação de questionário, com dados tratados a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que o fenômeno do produtivismo acadêmico é inerente à pós-graduação, uma vez que o atendimento às exigências da lógica produtivista garante a permanência do docente junto ao programa e, deste, por sua vez, na manutenção de sua recomendação por parte do sistema de avaliação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Conclui que os docentes investigados, em sua maioria, reconhecem as exigências e a ênfase no quantitativo da produção científica e o impacto da lógica produtivista em suas vidas, confirmando que o produtivismo pode afetar não só o trabalho, mas também acarretar problemas de saúde como ansiedade, estresse e demais sofrimentos psicológicos. Por fim, que a intensificação do trabalho e os problemas de saúde foram agravados desde a instalação da pandemia de COVID-19.
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