Biblioteca e Cristianismo
como organizar uma biblioteca eclesiástica
Palavras-chave:
Bibliotecas especializadas, Gestão de coleções, Bibliotecas eclesiásticasResumo
A proposta deste artigo é pensar a relevância do bibliotecário na organização e implantação de Bibliotecas Eclesiásticas nas Dioceses da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, a fim de atender as necessidades de formação de cristãos e não cristãos, estimulando a vivência concreta dos ensinamentos pertinentes à construção de um mundo melhor. Para isso, será perpassado um pouco sobre a história das primeiras Bibliotecas Eclesiásticas no Brasil, responsáveis também pela formação intelectual do povo brasileiro. O tema Bibliotecas Eclesiásticas é pouco difundido no Brasil. Existem poucas dessas bibliotecas especializadas e, quando existem, não contam com a ajuda de um bibliotecário. Além de poucas, essas bibliotecas não são acessíveis ao público em geral. Assim sendo, esse estudo é direcionado a todas as pessoas, sociedade em geral, todas as comunidades, clérigos, seminaristas...enfim, a todos que queiram compartilhar desse diálogo. Importante ainda mencionar a importância desse estudo para a Biblioteconomia, área responsável pela disseminação da informação.
Referências
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasília, DF: Briquet Lemos, 2005.
AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz. Uma história que não é contada. Lorena: Cléofas, 2008.
AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz. Para entender a inquisição. Lorena: Cléofas, 2011.
BAEZ, Fernando. História Universal da Destruição dos Livros Das Tábuas Sumérias à Guerra do Iraque. São Paulo: Ediouro, 2004.
COSTA, Klytia de Souza Brasil, Dias da. Organização de bibliotecas: espaço físico. São Paulo: SENAC, 2007.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet Lemos, 2008.
FIGUEIREDO, Rodrigo Lopes. A vontade legisladora enquanto poder limitador das inclinações na filosofia moral de Immanuel Kant. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Toledo: p.108.2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
MEDEIROS, Ana Ligia. As bibliotecas na Antiguidade. Memória e Informação, v. 3, n. 2, p. 69-85, 18 dez. 2019.
MORAES, Rubens Borba de. Livros e Bibliotecas no Brasil colonial. 2 ed. Brasília, DF: Briquet Lemos, 2006.
PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Fratelli Tutti do Santo Padre Francisco sobre a fraternidade e a amizade social. Libreria Edititrice Vaticana: 2020 In: https://www.vatican.va/content/vatican/it.html. Acesso em: 24 mar. 2022.
“Quem constrói muros permanece prisioneiro deles. Os construtores de pontes vão avante”.Vatican News. Entrevista concedida a coletiva de imprensa 31 março 2019 Roma Transcrição não oficial realizada por Andrea Tornielli.