Biblioteca Universitária Udesc no Youtube

desafios e oportunidades

Autores

  • Dayane Dornelles Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Luiza da Silva Kleinubing Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcela Reinhardt de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Orestes Trevisol Neto Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, YouTube, Serviços de informação, Tutorias, Capacitações

Resumo

Aborda a experiência da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina na criação e desenvolvimento do seu canal no YouTube. Parte da seguinte questão: por que a biblioteca universitária deve investir esforços na criação e manutenção de canais no YouTube? Tem como objetivos compartilhar a experiência da BU Udesc na gestão do seu canal no Youtube, bem como descrever o processo de construção e uso do canal, apresentar os indicadores de acesso e discutir as potencialidades do seu uso nos serviços de informação. Caracteriza-se como estudo descritivo, com abordagem mista e aplica técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, no qual os indicadores foram extraídos no Youtube no período de 2019 a 2022.Os resultados evidenciam o crescimento do canal da biblioteca quanto ao número de inscritos e visualizações e que a utilização de tutorias e transmissões ao vivo permitem que a biblioteca amplie o alcance dos serviços de informação, potencializando a comunicação e interação com a comunidade.

Biografia do Autor

Dayane Dornelles, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bibliotecária na Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Luiza da Silva Kleinubing, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Bibliotecária e coordenadora da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Marcela Reinhardt de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Bibliotecária na Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Orestes Trevisol Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Bibliotecário na Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Referências

CAMPOS, Arthur Ferreira; RAMOS, Bruno Soares; DAVI, Maria da Conceição; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. O uso estratégico de redes sociais digitais no ensino-aprendizagem: um estudo com os objetivos 4 e 17 da agenda 2030. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 26, n. 3, p. 1-12, Número especial. 2021. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1835. Acesso em: 05 jul. 2022.

GAITÁN, Anabel; CORAGLIA, María Inés. Las bibliotecas universitarias argentinas y la educación en línea ante la pandemia por COVID19. Anales de Documentación, Espinardo, v. 24, n. 1, p. 1-11, 20 jan. 2021. Disponível em: https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/439631/299881. Acesso em: 05 jul. 2022.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino aprendizagem. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 10, n. 2, p. 14-20, 1 nov. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14. Acesso em: 05 jul. 2022.

HAN, Lee-Yen. Library instruction on YouTube: using video tutorials to bridge students knowledge gaps at Nanyang Technological University Library. In: IFLA GENERAL CONFERENCE AND ASSEMBLY, 77., 2011, Porto Rico. Proceedings [...]. [S.l.]: IFLA, 2011. p. 1-1. Disponível em: https://doi.org10.13140/RG.2.1.1650.5686. Acesso em: 05 jul. 2022.

HOOTSUITE. Digital 2022 Global Overiew Report. [S.l: s.n.], 2022. Disponível em: https://www.hootsuite.com/resources/digital-trends. Acesso em: 04 jul. 2022.

HUBNER, Marcos Leandro Freitas; TEIXEIRA, Marcelo Votto; KROTH, Diego Fabrizio. Serviços da biblioteca na web 2.0: um estudo de caso dos tutoriais em vídeo da Universidade de Caxias do Sul no site youtube.com. Ponto de Acesso, Salvador, v. 8, n. 1, p. 39-55, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v8i1.6932. Acesso em: 05 jul. 2022.

MOOREFIELD-LANG, Heather. Taking Your Library Instruction to YouTube. Library Technology Reports: Expert Guides to Library Systems and Services. [S.l.], v. 55, n. 5, p. 17-20, jul. 2019. Disponível em: https://www.journals.ala.org/index.php/ltr/article/view/7068. Acesso em: 06 jul. 2022.

MURIEL-TORRADO, Enrique; GONÇALVES, Marcio. Youtube nas bibliotecas universitárias brasileiras: quem, como e para o que é utilizado. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 4, p. 98-113, dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2994. Acesso em: 05 jul. 2022.

PAGÁN, Liz M.; ORTIZ, Laurie A.. Web social y alfabetización informacional: experiencia en la universidad de puerto rico. E-Ciencias de La Información, San José, v. 7, n. 1, p. 1-24, 20 dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15517/ECI.V7I1.26374. Acesso em: 05 jul. 2022.

PRADO, Jorge Moisés Kroll do; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 165-181, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2733. Acesso em: 05 jul. 2022.

SANTOS, Raquel do Rosário; FREITAS, Lívia Santos de; FERREIRA, Héngret Santos; MIYAMURA, Camila Maria de Macedo. Expectativas dos usuários quanto ao desenvolvimento do dispositivo de comunicação da Biblioteca Universitária. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 31-43, 1 jan. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n51p31. Acesso em: 05 jul. 2022.

STREAMYARD. Conheça a plataforma de transmissões ao vivo adorada por milhões de usuários. 2022. Disponível em: https://streamyard.com/why-streamyard. Acesso em: 06 jul. 2022.

UDESC. Biblioteca Universitária. Bibliotube. 2022. Disponível em: youtube.com/udescbu. Acesso em: 06 jul. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento