A representação da biblioteca na literatura infantil
Palavras-chave:
Biblioteca, Literatura infantojuvenil, Livros infantisResumo
Ao analisar a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2020) e identificar como falas para a não utilização da biblioteca, a questão do não gostar de bibliotecas e o fato de pensar que elas são só para estudantes, observou-se a necessidade de verificar como a biblioteca é retratada em obras de literatura infantil que tem esse espaço como um dos principais temas. Procura-se confirmar a hipótese de que a representação da biblioteca presente em obras de literatura infantil possibilita a criação de uma imagem positiva sobre esse espaço e consequentemente contribui para sua maior utilização. Utilizou-se como método a análise do discurso e como corpus as seguintes obras de literatura infantil: “Biblioteca???: uma biblioteca pode fazer milagres!” escrito por Lorenz Pauli, ilustrado por Kathrin Schärer e publicado pela editora Brinque-book; “Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo” escrito e ilustrado por William Joyce e publicado pela editora Rocco; e “Lulu adora a biblioteca” escrito por Anna McQuinn, ilustrado por Rosalind Beardshaw e publicado pela editora Pallas. Como resultado constatou-se que além de apresentar algumas regras de funcionamento e alguns cuidados com os materiais bibliográficos, as bibliotecas são apontadas como espaços de leitura e formação do leitor, descobrimento de novas ideias, construção de conhecimentos, espaço de lazer e fruição, espaço de afeto e memória e principalmente espaços destinados para todas as pessoas.
Referências
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: Ed. Universitária/UFRGS, 2002.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 2000.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. 2. ed. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de informações básicas municipais: perfil dos municípios brasileiros 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2019: Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101668.pdf. Acesso em: 04 jul. 2022.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: Instituto pró-livro, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 01 jul. 2022.
JOYCE, William. Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
McQUINN, Anna. Lulu adora a biblioteca. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
PAULI, Lorenz. Biblioteca???: uma biblioteca pode fazer milagres!. São Paulo: Brinque-Book, 2012.
RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2009.
SANTOS, Maria Aparecida Paiva Soares dos (Org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004.
SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA. Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Informações das bibliotecas públicas. Brasília, DF: 2015. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/bibliotecaspublicas/. Acesso em: 29 jun. 2022.