Levantamento das ações de formação de usuários nas bibliotecas de universidades públicas do nordeste brasileiro

Autores

  • Eliane Batista de Carvalho Universidade Federal do Cariri
  • Jorgivania Lopes Brito Universidade Federal do Cariri
  • David Vernon Vieira Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

Competência em informação, Bibliotecas universitárias, Habilidades em informação

Resumo

Discorre sobre as ações formativas em informação que contribuem no comportamento do usuário neste cenário tecnológico-social contemporâneo, desenvolvendo suas habilidades em competências informacionais necessárias à capacidade de localizar, avaliar e usar criticamente as informações em qualquer fonte, recurso e suporte. Objetiva apresentar as ações formativas em informação ofertadas por meio dos Sistemas Integrados de Biblioteca das universidades federais do nordeste brasileiro, que contribuem no desenvolvimento de competências informacionais dos seus usuários. Delineia a metodologia da pesquisa em caráter descritivo com abordagem qualitativa para análise dos dados coletados, onde inicialmente levantou-se as universidades federais da região Nordeste do Brasil na plataforma do Sistema e-MEC do Ministério da Educação, e em seguida utilizou-se da pesquisa de campo para dar continuidade na busca pelas ações formativas em informação por meio das visitas aos sites institucionais dos SIBIs de cada universidade encontrada. Resulta que, de uma forma geral, os serviços voltados à capacitação quanto à produção e uso dos recursos de informação nas bibliotecas universitárias do nordeste brasileiro ainda se mostram iniciantes na contribuição do desenvolvimento de habilidades informacionais dos seus usuários, entretanto merece destaque a Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará que disparadamente oferta um catálogo variado de treinamentos. Conclui-se que as ações formativas realizadas representam referências concretas que valorizam e fortalecem a proposta da competência informacional em promover práticas educativas no contexto acadêmico, que se utilizam de estratégias pedagógicas para favorecer a aprendizagem autônoma dos usuários.

Biografia do Autor

Eliane Batista de Carvalho, Universidade Federal do Cariri

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora no Laboratório Interdisciplinarde Gestão e Tecnologia da Informação (Lagenti).

Jorgivania Lopes Brito, Universidade Federal do Cariri

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especializada em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora no Laboratório Interdisciplinarde Gestão e Tecnologia da Informação (Lagenti).

David Vernon Vieira, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB). Professor Associado da Graduação em Biblioteconomia e do Mestrado Profissional de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Referências

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios