Levantamento das ações de formação de usuários nas bibliotecas de universidades públicas do nordeste brasileiro
Palavras-chave:
Competência em informação, Bibliotecas universitárias, Habilidades em informaçãoResumo
Discorre sobre as ações formativas em informação que contribuem no comportamento do usuário neste cenário tecnológico-social contemporâneo, desenvolvendo suas habilidades em competências informacionais necessárias à capacidade de localizar, avaliar e usar criticamente as informações em qualquer fonte, recurso e suporte. Objetiva apresentar as ações formativas em informação ofertadas por meio dos Sistemas Integrados de Biblioteca das universidades federais do nordeste brasileiro, que contribuem no desenvolvimento de competências informacionais dos seus usuários. Delineia a metodologia da pesquisa em caráter descritivo com abordagem qualitativa para análise dos dados coletados, onde inicialmente levantou-se as universidades federais da região Nordeste do Brasil na plataforma do Sistema e-MEC do Ministério da Educação, e em seguida utilizou-se da pesquisa de campo para dar continuidade na busca pelas ações formativas em informação por meio das visitas aos sites institucionais dos SIBIs de cada universidade encontrada. Resulta que, de uma forma geral, os serviços voltados à capacitação quanto à produção e uso dos recursos de informação nas bibliotecas universitárias do nordeste brasileiro ainda se mostram iniciantes na contribuição do desenvolvimento de habilidades informacionais dos seus usuários, entretanto merece destaque a Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará que disparadamente oferta um catálogo variado de treinamentos. Conclui-se que as ações formativas realizadas representam referências concretas que valorizam e fortalecem a proposta da competência informacional em promover práticas educativas no contexto acadêmico, que se utilizam de estratégias pedagógicas para favorecer a aprendizagem autônoma dos usuários.
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for higher education. Chicago: ACRL/ALA, 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence=1. Acesso em: 27 jun. 2022.
CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jun. 2022.
FARIAS, G. B. de; BELLUZZO, R. C. B. Competência em informação: perspectiva didática pedagógica. Inf. Inf., Londrina, v. 22, n. 3, p. 112 – 135, set./out. 2017. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26716/22728. Acesso em: 27 jun. 2022.
GASQUE, K. C. G. D. Competência em Informação: conceitos, características e desafios, AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/viewFile/41315/25246. Acesso em: 27 jun. 2022.
OTTONICAR, S. L. C.; VALENTIM, M. L. P.; FERES, G. G. Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 124-142, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203. Acesso em: 05 jul. 2022.
SPUDEIT, D. Programas para desenvolvimento de competências informacionais: implementação, metodologias e avaliação. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. L. D.; LUCAS, E. R. O. (org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/elian/Downloads/Compet%C3%AAnciaEmInforma%C3%A7%C3%A3o-Pol%C3%ADticasP%C3%BAblicasTeoriaePr%C3%A1tica_%20AlvesFernanda-Corr%C3%AAaElisa-LucasElaine.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.
VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a ciência da informação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2020. 205 p. E-book. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/212553/E-book%20Compet%C3%AAncia%20em%20informa%C3%A7%C3%A3o%2031ago20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 jun. 2022.