Análise da proposição da criação de makerspaces como inovação para as bibliotecas universitárias

Autores

  • Jessica Gabriela Silva Ribeiro Universidade Federal do Cariri
  • David Vernon Vieira Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

Movimento Maker, Makerspaces, Biblioteca Universitária

Resumo

Os Makerspaces são espaços de oferta a ferramentas e tecnologias que quando são incorporados em bibliotecas universitárias proporcionam uma aprendizagem prática e colaborativa. Dessa forma, o objetivo do trabalho é investigar a estruturação dos
Makerspaces em bibliotecas universitárias analisando as possibilidades que esses espaços proporcionam. Assim, foi realizado um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa que buscou analisar as contribuições oferecidas pelos espaços maker no ambiente da biblioteca universitária. Portanto, os resultados mostram que os Makerspaces em bibliotecas universitárias possibilitam uma mudança na forma de atuação e nos serviços prestados pela biblioteca. Conclui-se que os espaços maker são inseridos no contexto das bibliotecas universitárias, pois permitem o desenvolvimento de ações educacionais.

Biografia do Autor

Jessica Gabriela Silva Ribeiro, Universidade Federal do Cariri

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA); Bolsista PIBIC.

David Vernon Vieira, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005), e Graduação em tecnologia de processamento de dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996).

Referências

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento